
A primeira parcela já foi paga à maioria dos trabalhadores, em que o prazo terminou na última quarta-feira (30). O pagamento mais esperado por grande parte da população brasileira. Mas, o que muitos não sabem é que no mesmo ano em que a seleção brasileira foi campeã da Copa do Mundo, em 1962, houve a conquista do 13º salário, benefício garantido em lei sancionada pelo presidente João Goulart.
História do 13º salário em ano de Copa
Em 1962, o Brasil conquistou o bicampeonato da Copa contra a Tchecoslováquia, em uma virada com 3 a 1, e um mês depois, em 13 de julho de 1962, Goulart sancionou a lei do 13º salário.
No mesmo período, o país enfrentava a inflação em alta e embates aguerridos entre direita e esquerda na política. Além disso, logo após a seleção conquistar a taça, os trabalhadores realizaram uma greve geral por 18 dias, o que resultou na conquista do benefício, que injetou cerca de R$ 250 bilhões na economia em 2022.
A proposta, na realidade, partiu do deputado Aarão Steinbruch (PTB-RJ) e resultou na Lei 4.090/1962 em 1959. Na época, o deputado justificou que as empresas costumavam pagar gratificações aos funcionários perto do Natal.
De acordo com Aarão Steinbruch, a lei poderia fortalecer uma situação que era comum entre os trabalhadores da iniciativa privada. No entanto, tendo em vista que haviam intensas pressões de entidades empresariais e de sindicatos, a discussão da lei durou três anos.
Além disso, o caos político no início dos anos 1960 cooperou para a demora da tramitação do projeto. Em 1961, dois anos após a proposição do projeto, o presidente Jânio Quadros renunciou. Em seguida, João Goulart tomou posse, e o Brasil passou a adotar o sistema parlamentarista.
Pagamentos 13º salário
No entanto, o 13º salário sofreu algumas mudanças ao longo dos anos. Em 1965, a Lei 4.749 determinou o parcelamento da gratificação em duas vezes: uma paga em dezembro e outra paga entre fevereiro e novembro. Já em 1988, o artigo 7 da Constituição garantiu o décimo terceiro para todos os trabalhadores, urbanos e rurais, aposentados e pensionistas.