
O cenário macroeconômico e a alta de juros nos EUA provocaram uma oportunidade rara de investimento em ativos norte-americanos, segundo o estrategista-chefe da Avenue, William Castro Alves.
Os títulos de renda fixa, conhecidos como Bonds, estão com rendimento muito acima da média e podem ser uma excelente oportunidade para os investidores, na opinião do especialista.
“Em 2022 foram abertas oportunidades que não víamos há muito tempo. No mercado de bonds é possível encontrar títulos de empresas consideradas investment grade (grau de investimento), que remuneram o investidor com juros de até 7% ao ano”, afirma.
Para o investidor que aceitar correr um pouco mais de risco, os papéis conhecidos como “high yield” oferecem retornos ainda maiores. “A renda fixa americana voltou a gerar rendimentos elevados. Se no passado o investidor ganhava entre 1% ou 2% ao ano, hoje o cenário está muito diferente”, afirma o especialista.
Além disso, é importante lembrar que o investimento é feito em moeda local. “Você precisa pensar que vai ganhar a valorização do dólar mais 5%, 6% ou 7%. Imagine qual será o retorno no médio e longo prazo”, diz Alves.
Ele aponta que não há como ter certeza sobre a trajetória do dólar, mas levando em consideração os problemas fiscais do Brasil, o histórico inflacionário do país e o crescimento menos acentuado do que os EUA, a tendência é de valorização da moeda norte-americana. “É uma questão de fundamento macroeconômico”, aponta.
Alves também afirma que para conseguir aproveitar as melhores oportunidades é importante ter algum conhecimento sobre como funciona o mercado de investimento nos EUA.
“É preciso entender um pouco melhor a dinâmica do mercado norte-americano. Como funciona o mercado de renda fixa (bonds), renda variável, o universo de ETFs, como é feita a tributação, etc.”, afirma.
Lembrando que é possível investir nos EUA abrindo uma conta na Avenue, em um processo simples e rápido, feito totalmente online.