
O Ibovespa opera a sessão desta segunda-feira (28) entre perdas e ganhos, acompanhando o mau humor externo, uma vez que protestos ocorreram na China durante o final de semana contra a política de Covid zero. O investidor local também acompanha as negociações da PEC da Transição e no anúncio da equipe do governo Lula, que pode ser anunciada esta semana.
Às 12h10, o principal índice da bolsa brasileira registra alta de 0,18%, cotado a 109.178 pontos.
O mercado global fica de olho nos diversos protestos que eclodiram na China durante o final de semana, protestando contra as medidas de “Covid zero” do governo. Vários manifestantes pedem a renuncia do presidente chinês, Xi Jinping.
No Brasil, os investidores receberão novos números sobre o mercado de trabalho, com Caged e Pnad Contínua, além de dados do PIB. No cenário político, o presidente eleito Lula vai até Brasília para negociar diretamente a PEC da Transição e deve se reunir com os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco.
O mercado voltou a elevar as estimativas para a inflação deste ano, assim como do crescimento econômico e o câmbio em 2022, conforme mostrou o último levantamento do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central hoje. A projeção para o IPCA foi de 5,88% para 5,91%. Há quatro semanas, a expectativa estava em 5,61%. Além disso, a estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2022 foi para 2,81% de 2,80 da semana passada, enquanto o dólar passou de R$ 5,25 para R$ 5,27.