
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em queda nesta segunda-feira (28), após as bolsas em Wall Street terem terminado a semana com ganhos e operarem com menos tempo devido ao feriado. O dia está esvaziado de indicadores, mas a semana contará com importantes divulgações, como o Livro Bege na quarta-feira (30), o PCE na quinta-feira (1º) e o payroll na sexta-feira (2).
O mercado global também fica de olho nos diversos protestos que eclodiram na China durante o final de semana, protestando contra as medidas de “Covid zero” do governo. Vários manifestantes pedem a renuncia do presidente chinês, Xi Jinping.
No Brasil, os investidores receberão novos números sobre o mercado de trabalho, com Caged e Pnad Contínua, além de dados do PIB. No cenário político, o presidente eleito Lula vai até Brasília para negociar diretamente a PEC da Transição e deve se reunir com os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco.
Ásia e Europa
O mercado acionário asiático fechou em baixa nesta segunda, pressionado pela aversão ao risco nos mercados por conta dos protestos na China contrários à rígida política de tolerância zero contra a Covid-19, adotada pelo governo do presidente Xi Jinping. O mesmo ocorre com as bolsas europeias hoje.
Agenda Econômica
- Reino Unido: Primeiro-ministro do Reino Unido, Rish Sunak, faz discurso anual de Lord Mayor’s Banquet
- Reino Unido: Presidente do BoE, Andre Bailey, testemunha no Comitê de Política Financeira da Câmara dos Comuns
- Petrobras: presidente da estatal, Paes de Andrade, tem reunião virtual com a equipe de transição
- Boletim Focus (8h25)
- Roberto Campos Neto participa de reunião, por videoconferência, com representantes da Fitch Ratings e da Secretaria do Tesouro Nacional, em São Paulo, para abertura da Missão de Avaliação Soberana da Fitch Ratings (10h)
- Bélgica: Presidente do BCE, Christine Lagarde, aparece na Comissão de Assuntos Econômicos e Monetários do Parlamento Europeu (11h)
- EUA: Presidente do Fed de Nova York, John Williams, participa de evento no Clube Econômico de Nova York (14h)
*Com informações de BM&C Now e BDM