
Os índices futuros dos Estados Unidos operam mistos nesta sexta-feira (25), com o mercado norte-americano voltando do feriado de Ação de Graças, porém de forma parcial, até às 15h.Os Investidores devem continuar repercutindo a ata do Federal Reserve mais dovish, uma vez que a agenda não tem indicadores previstos no país.
No Brasil, o Ibovespa registrou forte alta no fechamento de ontem e recuperou boa parte das perdas dos últimos dias, sem o reforço dos EUA. Além disso, o IPCA-15 levemente abaixo do esperado também serviu de incentivo para o mercado brasileiro.
A agenda do novo governo segue sendo negociar a PEC da Transição. O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, e o grupo de transição estarão em São Paulo para se reunir com Lula e definir como ficará o texto da PEC. Além disso, Fernando Haddad irá representar o presidente eleito em evento na Febraban.
Ásia
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta sexta, pressionadas por temores de que o aumento de casos de Covid-19 e consequente imposição de restrições à atividade na China pese sobre a economia de toda a região. Na quinta-feira, o gigante asiático registrou seu maior aumento diário de infecções desde o início da pandemia.
Europa
O mercado acionário europeu opera em alta hoje, mas próximo da estabilidade, com os investidores avaliando a ata da última reunião do Federal Reserve, divulgada na quarta-feira, e do Banco Central Europeu, anunciada na quinta-feira. Além disso, a bolsa alemã reage à divulgação do PIB do terceiro trimestre, que teve revisão para cima, de +0,3% para +0,4% na base sequencial.
Agenda econômica
- EUA: Mercados fecham mais cedo (15h) por conta do Dia de Ação de Graças
- Lula discute PEC da Transição com Alckmin, Gleisi, Dias e Wagner em reunião em SP
- FGV: INCC-M de novembro (8h)
- FGV: Confiança da construção em novembro (8h)
- BC/Setor externo: Conta corrente de outubro projeta déficit de US$ 4,750 bilhões, segundo mediana; IDP, mediana positiva de US$ 6,200 bilhões (9h30)
- Haddad representa Lula no almoço anual da Febraban (11h)
- BC: Roberto Campos Neto profere palestra em almoço anual da Febraban em SP (12h30)
- BC divulga resoluções referentes aos votos em reunião do CMN, realizada na 5ªF (14h)
- Espanha: Vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, participa de evento de apresentação de livro em Madri (14h)
- Tesouro divulga o relatório mensal da dívida pública de outubro (14h30)
- Coordenador-geral de Operações da Dívida Pública, Luís Felipe Vital, concede entrevista para detalhar os números (15h)