
A ata do Fomc, o comitê de política monetária do Fed (Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos), divulgada nesta quarta-feira (23) apontou pela primeira vez, que uma provável recessão vem sendo desenhada na visão dos integrantes do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês).
“A equipe continuou a julgar que os riscos para a projeção da linha de base para a atividade real foram distorcidos para baixo e viram a possibilidade de que a economia entraria em recessão em algum momento do próximo ano quase tão provável quanto a linha de base”, diz trecho do documento divulgado nesta tarde.
Os integrantes do Comitê apontaram também que, nesse momento, o foce deve ser a taxa terminal, e não mais os ritmos do aperto monetário. Os membros ainda apontaram ver riscos de um aperto monetário mais forte do que o necessário.
Do mesmo modo, alguns membros do Fomc disseram que o aperto monetário mais rápido e contínuo pode desestabilizar o sistema financeiro. “Houve ampla concordância de que a maior incerteza quanto às perspectivas para a inflação e para a atividade real destacou a importância de se levar em conta o aperto acumulado da política monetária, as defasagens com que a política monetária afetou a atividade econômica e a inflação e os desenvolvimentos econômico-financeiros.”