
Após ter registrado alta no início da semana, o Ibovespa volta a registrar certa volatilidade e cai nesta terça-feira (22), com o mercado ainda analisando as últimas informações sobre as negociações da PEC da Transição, que ganhou propostas alternativas.
Às 13h30, o principal índice da bolsa brasileira opera em queda de 1,08%, cotado a 108.561 pontos.
Os investidores seguem aguardando a possível formalização e entrega do texto definitivo da PEC da Transição, com a chance da ala econômico do governo em incluir a exigência da adoção de uma nova “âncora” fiscal para o país. Além disso, o mercado fica otimista com a expectativa do Congresso em impor limites ao valor total.
As ações da Petrobras (PETR3; PETR4) operam em queda hoje, uma vez que o UBS fez um duplo rebaixamento das ações e recomendou a venda. O banco destacou três motivos para o pessimismo com os papéis: o provável fim do preço de paridade internacional, a volta dos grandes investimentos da companhia e o aumento das despesas gerais.
Outro ponto de atenção no mercado internacional é em relação aos novos casos de Covid-19 na China, que moderou a expectativa por uma eventual reabertura completa e mudanças nas regras da política de “covid-zero” de Pequim.