
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em queda nesta quinta-feira (17), após dados de vendas no varejo mostrarem dados acima do esperado e favorecerem uma manutenção do ciclo de alta pelo Federal Reserve. Além disso, a tensão geopolítica provocada por um míssil que atingiu a Polônia, membro da Otan, e matou duas pessoas continua sendo monitorada pelo mercado.
A Otan disse que era provável que as defesas aéreas ucranianas estivessem tentando interceptar mísseis russos quando um míssil atingiu território polonês na noite de terça-feira. O presidente da Polônia, Andrzej Duda, afirmou ainda não haver provas de que o ataque tenha sido intencional.
No Brasil, os principais indicadores serão o IGP-10 e dados da Pnad Contínua, divulgados pelo IBGE. Ontem, o Ibovespa caiu mais uma vez com receios em relação à PEC da Transição e com as declarações do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.
Na noite de quarta, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, confirmou a proposta de R$ 175 bilhões fora do teto de gastos para encaixar o Bolsa Família de R$ 600 no orçamento de 2023. Com a reação do mercado nitidamente contrária à expansão dos gastos públicos sem detalhar de onde virá o equilíbrio, Lula afirmou: “Vai cair a bolsa, vai subir o dólar, paciência”.
Ásia
O mercado acionário asiático fechou em baixa à medida que o mercado se vê pressionado por uma perspectiva de crescimento mais fraco na região, após as exportações do Japão desacelerarem e em meio aos persistentes temores à respeito da atividade na China, que tem relaxado restrições contra a covid-19, mas sem abrir mão de sua política de “covid-zero”
SSE Composite: 3.115,43 (-0,15%)
Nikkei 225: 27.930,57 (-0,35%)
Hang Seng: 18.045,66 (-1,15%)
KOSPI: 2.442,90 (-1,39%)
TAIEX: 14.535,23 (-0,01%)
Europa
Os mercados europeus operam mistos hoje, com os investidores focados na geopolítica e em um grande anúncio de orçamento previsto para o Reino Unido. Os mercados globais estão observando os desenvolvimentos na Ucrânia enquanto as consequências de um míssil atingindo o território polonês continuam. Além disso, no Reino Unido, o ministro das Finanças, Jeremy Hunt, anunciará sua última declaração fiscal, que deve conter bilhões de libras em cortes de gastos e aumentos de impostos.
Agenda Econômica
▪️ Reino Unido: Ministro das Finanças, Jeremy Hunt, apresenta planos fiscais
▪️ Egito/ COP27: Lula se encontra com representantes da sociedade civil brasileira, no Brazil Climate Action Hub (5h)
▪️ Fipe: IPC da 2ª quadrissemana de novembro (5h)
▪️ Zona do euro/Eurostat: índice de preços ao consumidor (CPI) de outubro (7h)
▪️ FGV: IGP-10 deve cair 0,50% em novembro, após queda de 1,04% em outubro (8h)
▪️ FGV: IPC-S Capitais da 2ª quadrissemana de novembro (8h)
▪️ Roberto Campos Neto participa da primeira sessão da reunião do Comitê de Estabilidade Financeira do Banco Central (Comef), por videoconferência (9h)
▪️ EUA: Presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, participa de evento da Câmara de Atlanta (9h30)
▪️ Egito/COP27: Lula participa do Fórum Internacional dos Povos Indígenas/Fórum dos Povos sobre Mudança Climática (10h)
▪️ EUA: Presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, discursa sobre política monetária na Grande Louisville (10h)
▪️ EUA/Deptº do Trabalho: pedidos de auxílio-desemprego da semana até 12/11 (10h30)
▪️ EUA/Dept°. do Comércio: construções de moradias iniciadas em outubro (10h30)
▪️ EUA: Diretora do Fed Michelle Bowman discursa sobre inclusão financeira em evento da Comissão de Educação (11h15)
▪️ EUA: Presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, discursa na Conferência de Estabilidade Financeira (11h40)
▪️ Roberto Campos Neto participa do Prêmio BandNews Marcas Mais Admiradas do Brasil, promovido pelo Grupo Bandeirantes, em São Paulo (12h30)
▪️ EUA: Presidente do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, e integrante do conselho do Fed Philip Jefferson participam de discussão do Fed de Minneapolis (12h40)
▪️ BC: Fluxo cambial semanal (14h30)
▪️ Ministério da Economia: Secretaria de Política Econômica divulga a atualização da grade de parâmetros macroeconômicos, com projeções para PIB e inflação (15h)
▪️ EUA: Presidente do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, participa de evento da Câmara de Comércio de Minnesota (15h45)
*Com informações de BM&C Now e BDM