
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos EUA teve uma alta de 0,4% em outubro na comparação com setembro, conforme mostram dados do Departamento do Trabalho nesta quinta-feira (10). O resultado veio abaixo acima das expectativas do mercado, que apontava para uma alta de 0,6%. Nos últimos 12 meses, a inflação no país chegou a 7,7% (ante 8,0% aguardado pelos investidores).
O índice de moradia contribuiu com mais da metade do aumento mensal de todos os itens, com os índices de gasolina e alimentos também aumentando. O índice de energia aumentou 1,8% no mês, à medida que o índice de gasolina e o índice de eletricidade subiram, mas o índice de gás natural diminuiu. O índice alimentar aumentou 0,6% no mês, com o índice de alimentação em casa subindo 0,4%.
O núcleo do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos EUA, que exclui a variação dos preços de alimentos e energia, avançou 0,3% em outubro, ante variação de 0,6% registrada em setembro. A expectativa do mercado apontava para 0,5% no período. No acumulado dos últimos 12 meses, o núcleo do IPC ficou em 6,3% em outubro, um queda frente ao mês anterior (6,6%) e abaixo das projeções (6,5%).
A inflação de 7,7% nos 12 meses encerrados em outubro foi o menor resultado desde o período encerrado em janeiro de 2022.