
O Ibovespa iniciou as operações em leve queda nesta segunda-feira (7), uma vez que os investidores estão cautelosos com os importante dados que serão divulgados nesta semana, além da enxurrada de balanços trimestrais.
Às 15h, o principal índice da bolsa brasileira opera em queda de 2,11%, cotado a 115.656 pontos.
O Ibovespa é puxado pelas ações da Petrobras, que caem forte devido às tentativas de suspender o pagamento de dividendos da estatal, que aprovou a distribuição de R$ 3,3489 por ação preferencial e ordinária.
Entre os indicadores, o Banco Central divulgou mais uma pequena elevação na projeção dos economistas em relação à inflação deste ano em comparação ao último levantamente do Boletim Focus, da semana passada. A projeção foi de 5,61% para 5,63%. Há quatro semanas, a expectativa estava em 5,71%. Para 2023, o BC apontou uma variação apenas no PIB novamente, com leve aumento de 0,64% na semana anterior para 0,70%.
O mercado fica atento e no aguardo das eleições de meio de mandato dos Estados Unidos, que ocorrerão amanhã e poderão afetar a forma como o atual presidente norte-americano Joe Biden irá governar pelo menos nos próximos dois anos. Atualmente, há equilíbrio entre Democratas e Republicanos no Senado.