
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em alta nesta segunda-feira (7), após o pregão de sexta ter sido positivo, mas os dados do payroll direcionando para os dois lados. O próximo indicador relevante será o IPC de outubro na quinta-feira (10), que poderá direcionar o mercado para qual o próximo aumento o Federal Reserve deve ser.
Outro ponto de destaque nos EUA serão as eleições de meio de mandato, que ocorrerão amanhã e poderão afetar a forma como o atual presidente norte-americano Joe Biden irá governar pelo menos nos próximos dois anos. Atualmente, há equilíbrio entre Democratas e Republicanos no Senado.
No Brasil, o principal dado da inflação brasileira, o IPCA, também será anunciado nesta semana, com previsão de variação positiva e interrompendo três meses de deflação. Hoje, os indicadores são Boletim Focus, balança comercial e o indicador de emprego da FGV.
O Banco Central mostrou nesta manhã mais uma pequena elevação na projeção dos economistas em relação à inflação deste ano em comparação ao último levantamente do Boletim Focus, da semana passada. A projeção foi de 5,61% para 5,63%. Há quatro semanas, a expectativa estava em 5,71%.
Esta semana será a mais agitada da temporada de balanços brasileira e conta com mais de uma centena de resultados trimestrais. O principal destaque nos próximos dias serão os grandes bancos.
No cenário político, o presidente eleito Lula volta de uma viagem à Bahia e estará em Brasília para tomar a decisão em relação ao orçamento de 2023. O petista precisará escolher entre uma PEC ou MP para conseguir inserir gastos adicionais e cumprir promessas de campanha.
Bolsas da Ásia
Os mercados acionários da Ásia tiveram pregão positivo, com as ações no Japão mostrando mais força, mas Xangai também subiu, ainda em meio a especulações sobre os próximos passos na política da China contra a covid-19.
▪️Tóquio — Nikkei: +1,216%
▪️Hong Kong — Hang Seng: +2,69%
▪️Taiwan — Taiex: +1,51%
▪️Coreia — Kospi: +0,99%
▪️China — Xangai: +0,23%
▪️China — Shenzhen: +0,38%
Bolsas da Europa
Os mercados europeus sobem em sua maioria nesta segunda-feira (7), mas operam voláteis com os investidores se preparando para uma semana movimentada na política dos Estados Unidos de eleições de meio de mandato do Congresso, bem como o último relatório de inflação ao consumidor.
A abertura morna vem depois de uma semana movimentada para os mercados na semana passada, com os bancos centrais em foco, pois continuaram o aperto monetário agressivo em uma tentativa de conter a inflação.
▪️Londres — FTSE100: +0,02%
▪️Frankfurt — DAX: +0,67%
▪️Paris — CAC 40: -0,06%
▪️Madrid — Ibex 35: +0,05%
▪️Europa — Stoxx 600: +0,33%
Agenda econômica
▪️ Balanços de BB Seguridade e Movida, antes da abertura, e de Direcional, EcoRodovias, TIM, Banco Modal, São Martinho, 3Tentos e Pague Menos após o fechamento do mercado;
▪️ Boletim Focus (8h25);
▪️ Balança comercial semanal (15h);
▪️ EUA/Fed: Crédito ao Consumidor de setembro (17h);
▪️ EUA: Presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, participa do simpósio Mulher na Economia (17h40);
▪️ EUA: Presidente do Fed de Boston, Susan Collins, participa do simpósio Mulher na Economia (17h40);
▪️ EUA: Presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin, participa de evento da própria instituição (20h).
*Com BM&C Now e BDM