
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em queda nesta sexta-feira (28), e o Nasdaq segue sendo pressionado mais uma vez com indicadores abaixo do esperado, desta vez com o balanço da Amazon (Nasdaq: AMZN ; BDR: AMZO34), que cai 12% no pré-mercado. Hoje, os resultados das petroleiras Chevron e Exxon Mobil serão anunciados.
Na agenda econômica, o Índice de Preços de Despesas de Consumo Pessoal (PCE) sai nesta manhã e é o principal indicador da semana. Como o PCE é o dado de inflação preferido do Federal Reserve, o resultado pode sinalizar que o BC norte-americano já poderá reduzir o ritmo do aperto monetário em dezembro, conforme o mercado vem precificando.
No Brasil, o IGP-M de outubro será divulgado nesta sexta, e os investidores reagem aos balanços anunciados na véspera, com destaque para Vale (VALE3). O balanço de Usiminas (USIM5) será anunciado hoje.
Com dois dias restantes para o segundo turno das eleições, o debate presidencial da TV Globo coloca os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) frente a frente pela última vez antes do momento decisivo.
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) cai 0,97% em outubro, após queda de 0,95% no mês anterior, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV).
O Banco do Japão (BoJ) manteve a taxa de juros ultrabaixa e deixou inalterada sua orientação menos agressiva, após o presidente da instituição, Haruhiko Kuroda, ter dito que o Japão está fazendo alguns progressos para atingir sua meta de 2% de inflação.
Bolsas da Ásia
As bolsas asiáticas fecharam em baixa generalizada após grandes cidades da China retomarem lockdowns em meio a novos surtos de covid-19, mais uma vez ameaçando a perspectiva da segunda maior economia do mundo.
▪️Tóquio — Nikkei: -0,88%
▪️Hong Kong — Hang Seng: -3,66%
▪️Taiwan — Taiex: -1,07%
▪️Coreia — Kospi: -0,89%
▪️China — Xangai: -2,25%
▪️China — Shenzhen: -3,24%
Bolsas da Europa
Os mercados europeus estão em baixa, uma vez que os investidores continuam digerindo a decisão do Banco Central Europeu (BCE) de aumentar sua taxa de juros em 75 pontos-base, juntamente com uma série de divulgações de resultados corporativos.
▪️Londres — FTSE100: -0,47%
▪️Frankfurt — DAX: -0,81%
▪️Paris — CAC 40: -0,50%
▪️Madrid — Ibex 35: -0,75%
▪️Europa — Stoxx 600: -0,73%
Agenda econômica
▪️ EUA: Balanços de Chevron e ExxonMobil, antes da abertura, e de Mastercard, após o fechamento do mercado;
▪️ Brasil: Balanço de Usiminas, antes da abertura do mercado;
▪️ Aneel divulga bandeira tarifária de novembro;
▪️ Rússia: BC divulga decisão monetária (7h30);
▪️ FGV: IGP-M deve registrar deflação de 0,77% em outubro (8h);
▪️ FGV: Confiança do Comércio de outubro (8h);
▪️ FGV: Confiança de Serviços de outubro (8h);
▪️ Alemanha/Destatis: CPI preliminar de outubro (9h);
▪️ EUA/Deptº do Comércio: Gastos com consumo pessoal de setembro (9h30);
▪️ EUA/NAR: Vendas pendentes de imóveis em setembro (11h);
▪️ EUA/Univ. Michigan: Índice de Sentimento do Consumidor final de outubro (11h);
▪️ EUA/Baker Hughes: poços e plataformas de petróleo em atividade na semana (14h);
▪️Debate da TV Globo entre Bolsonaro e Lula (21h30).
*Com BM&C Now e BDM