
O empresário Francisley Valdevino da Silva, conhecido como “Sheik das criptomoedas“, teve falência de sua empresa, a Rental Coins, decretada pela Justiça do Paraná, na última terça-feira (25). Ele é acusado de operar um esquema que teria movimentado cerca de R$ 4 bilhões desde 2016, envolvendo criptomoedas no Brasil e no exterior.
Entre as pessoas supostamente lesadas pelo também chamado de “Sheik dos Bitcoins” estão a modelo e filha da apresentadora Xuxa, Sasha Meneghel, e seu marido, João Figueiredo. O casal alocou R$ 1,2 milhão no negócio.
“Depreende-se, portanto, que a falência da devedora Rental Coins tem ainda efeito saneador ao retirar do mercado empresa através da qual teriam sido cometidas irregularidades que lesionaram número expressivo de credores”, disse a juíza Luciane Pereira Ramos.
A decisão, embora seja decorrente do pedido de um único credor, abarca todas as pessoas que comprovadamente têm recursos presos na empresa.
O administrador judicial do caso irá buscar os bens que conseguir identificar e será responsável por elaborar uma lista de credores. Dessa forma, esses bens serão vendidos e partilhado entre os credores.
No entanto, ainda não se sabe quanto tempo levará para que os primeiros clientes sejam ressarcidos.
“Difícil dizer em função do perfil da empresa, mas a decisão determinou que em 60 dias o administrador apresente um plano de venda dos ativos que encontrar. Acredito que muito dependerá da interação da falência com o inquérito policial que já apreendeu alguns bens”, explicou o advogado Alceu Eilert Nascimento, do escritório Demeterco Sade Advogados.
Nascimento disse ainda que a companhia não deixou transparente quaisquer balanços e informações financeiras. Com isso, será necessário encontrar o tamanho do grupo econômico e onde os recursos foram empregados para, somente a partir daí, avaliar se haverá ativos para pagar os credores.
A Rental Coins faz parte de uma das 100 empresas que o empresário possui.