
Os índices de futuros dos Estados Unidos operam em queda nesta terça-feira (25), com investidores avaliando os rumos que o Federal Reserve pode tomar, especialmente em dezembro. Além disso, o mercado aguarda novos balanços de big techs hoje, como Alphabet e Microsoft.
No Brasil, a agenda está mais carregada, com destaque para a divulgação do IPCA-15, que deve encerrar o período de deflação e ficar dentro da estabilidade em outubro.
Hoje, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central inicia seu primeiro dia de reuniões, mas a decisão de quarta-feira deve ser pela manutenção da Selic em 13,75%.
No cenário corporativo, a prévia operacional da Petrobras (PETR3;PETR4), publicado ontem, move o mercado nesta terça.
Outro ponto de atenção será a temporada de balanços, com dados de Telefônica Brasil (VIVT3), Neoenergia (NEOE3) e Indústrias Romi (ROMI3) após o fechamento dos mercados.
Entre os indicadores desta manhã está o IPC-S da terceira quadrissemana de outubro de 2022, que subiu 0,62% e acumula alta de 4,97% nos últimos 12 meses, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).
Já, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou 0,4 ponto em outubro, para 88,6 pontos, conforme divulgação do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). Na métrica de médias móveis trimestrais, influenciado pela alta nos quatro meses anteriores, o índice continua avançando, desta vez em 3,0 pontos, para 87,1 pontos.
Bolsas da Ásia
O mercado acionário asiático fechou majoritariamente em queda pressionado ainda pelo resultado do Congresso do Partido Comunista da China, durante o qual reformadores foram excluídos dos altos escalões da liderança da segunda maior economia do mundo.
▪️Tóquio — Nikkei: +1,02%
▪️Hong Kong — Hang Seng: -0,10%
▪️Taiwan — Taiex: -1,48%
▪️Coreia — Kospi: -0,05%
▪️China —Xangai: -0,04%
▪️China — Shenzhen: -0,46%
Bolsas da Europa
As bolsas europeias operam mistas na sessão de hoje com investidores globais avaliando as perspectivas para a política monetária do Federal Reserve dos EUA e digerindo uma série de lucros corporativos.
▪️Londres — FTSE100: -0,63%
▪️Frankfurt — DAX: -0,75%
▪️Paris — CAC 40: +0,16%
▪️Madrid — Ibex 35: +0,14%
▪️Europa — Stoxx 600: -0,06%
Agenda econômica
▪️Balanços do Twitter, HSBC, UBS, 3M, Coca-Cola, GM e GE, antes da abertura, e da Alphabet, Microsoft e Visa após o fechamento;
▪️Telefônica Brasil (Vivo) e Neoenergia divulgam balanços após o fechamento;
▪️IBGE: IPCA-15 deve avançar 0,09% em outubro (9h);
▪️Receita: Arrecadação federal deve vir em R$ 168 bilhões em setembro (10h30);
▪️EUA: Índice de confiança do consumidor Conference Board de outubro (11h);
▪️EUA: Diretor do Fed Christopher Waller participa do painel ‘Pergunte ao Fed’ no evento Money 20/20 (14h55);
▪️EUA: API solta estoques semanais de petróleo (17h30).
*Com BM&C Now e BDM