O Ibovespa opera em queda nesta terça-feira (25), com os investidores atentos aos últimos dias antes das eleições presidenciais no país.
Às 10h34, o principal índice da B3 tinha queda 0,93% aos 114.936 pontos.
Entre as principais influências para o desempenho está a queda das ações da Petrobras e da Vale. As ações ON da petrolífera recuam 0,77% enquanto os papéis ON da mineradora caem 0,75%.
Na noite de ontem, a Petrobras informou ao mercado que apresentou uma produção total de petróleo e gás da petroleira de 2,644 milhões de barris de óleo equivalente ao dia (boed) no terceiro trimestre, queda de 6,6% em relação ao mesmo período do ano passado e recuo de 0,3% ante o trimestre anterior.
A companhia explicou que a baixa se dá diante de paradas para manutenção e entrada de parceiros em importantes ativos. A produção de petróleo da empresa no Brasil atingiu 2,115 milhões de barris por dia (bpd) no período, recuo de 6,8% na mesma comparação e estável ante o segundo trimestre.
Nos indicadores do dia, destaque para a prévia da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15).
O indicador apresentou alta de 0,16% em outubro, após dois meses seguidos de deflação no indicador, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.
Expectativa do mercado era de variação de +0,05% no período. Nos últimos 12 meses, o índice acumula alta de 6,85%, abaixo dos 7,96% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. No ano, o IPCA-15 acumula variação de +4,80%.