
A Pague Menos, rede de farmácias presente nos 26 estados brasileiros e Distrito Federal, apresenta em seu Pague Menos Day 2022, realizado nesta sexta-feira, sua estratégia de expansão para os próximos dois anos e seus resultados, que superam as expectativas traçadas no plano do IPO em 2020. A companhia pretende abrir 180 lojas até 2024. Entre 2021 e 2022, a Pague Menos inaugurará 200 unidades.
A aquisição da Extrafarma, com 391 lojas, proporcionou a aceleração do plano de crescimento em três anos. Além disso, a performance de novas lojas tem demonstrado que a rede está no caminho certo. Segundo dados da companhia, 79% das novas unidades após o terceiro mês de operação estão apresentando Ebitda positivo. “É uma performance extraordinária que sinaliza uma expansão acertada”, afirma José Rafael Vasquez, vice-presidente de operações e Real State da Pague Menos.
O novo ciclo de crescimento tem como foco a população das classes B2/C/D, o que coloca a empresa em uma posição de liderança nesse nicho dentro do varejo farma. Na estratégia de expansão, a companhia desenvolveu um novo formato de loja, a Discount, que oferece maior variedade de produtos com preços mais baixos e menor custo de operação. “O formato da loja proporciona uma melhor retorno financeiro da expansão e a manutenção do ritmo de crescimento neste ano, mesmo diante do atual cenário desafiador”, explica o vice-presidente financeiro e relações com investidores da Pague Menos, Luiz Novais.
O executivo afirma que diferentemente de outros segmentos do varejo, no farmacêutico, a Pague Menos consegue ter margens mais elevadas nos segmentos mais populares, por conta de um mix de vendas que favorece muito categorias como genéricos, marcas próprias e conveniência.
Foco na Experiência do Cliente
A companhia tem como estratégia oferecer uma experiência de compra melhor para os clientes. A farmácia deixou de ser apenas o lugar de compra de medicamentos. É muito mais que isso. É o local em que você se cuida, se trata, passa por consulta médica e, também, compra remédios. Nos próximos meses, até o fim de 2024, a Pague Menos irá incluir os consultórios farmacêuticos, Clinic Farma, que integram o Hub de Saúde, em cerca de 70% das lojas Extrafarma. Hoje, são quase mil lojas da Pague Menos com Clinic Farma oferecendo os serviços de saúde e contribuindo para diminuir a pressão no sistema público brasileiro. “A Pague Menos quer ser reconhecida por oferecer soluções completas em saúde, reduzindo as desigualdades de acesso à uma vida saudável, para que mais pessoas vivam plenamente”, diz Patriciana Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da Pague Menos.
Com o objetivo de se tornar um relevante player de cuidado básico e de baixa complexidade na cadeia de saúde, a companhia está migrando a oferta de serviços do Clinic Farma de um modelo out-of-pocket para o B2B2C para que, por meio de parcerias, funcionários de empresas de pequeno porte e de associações, se beneficiem de programas de saúde, como o Sempre Bem Saúde, um clube de assinatura, em que o participante paga mensalmente R$ 9,90 e tem acesso a consultas online ilimitadas entre outros serviços.
Mesmo com a priorização de alocação de capital na integração com a Extrafarma, a rede cresce em um ritmo forte e ao mesmo tempo saudável, além do previsto no plano do IPO em 2020. “O desempenho da companhia está baseado em um crescimento sustentável e estruturado com foco na consolidação do Hub de Saúde e no avanço da experiência do cliente”, afirma o CEO da Pague Menos, Mário Queiros. Ele destaca também como fator relevante para o sucesso a importância da integração da Extrafarma e a captura de sinergias com a aquisição concluída em agosto de 2022. “Essa transação aumenta de forma estratégica nosso market share nas regiões Norte e Nordeste”, diz o CEO.
As vendas médias mensais da rede, por exemplo, cresceram 9% acima do planejado, totalizando R$ 613 mil no primeiro semestre de 2022, em vez dos R$ 565 mil projetados no plano do IPO. O Ebitda foi superado em 3%, somando R$ 692,3 milhões. A margem bruta se superou em 0,1 p.p. para 30,1% em junho de 2022.
Omnichannel
Já a participação das vendas pelos múltiplos canais da companhia cresceu 7,3 p.p. entre o segundo semestre deste ano e o quarto trimestre de 2019. As vendas via omnichannel ultrapassaram o percentual de 11%, figurando a rede como segundo player em canal digital.
A Pague Menos criou uma VP de Customer Experience, que está acelerando sua transformação para uma empresa cada vez mais centrada no cliente. A companhia pretende se consolidar como uma varejista verdadeiramente omnichannel. “Integramos todos os canais de venda, seja de produtos ou serviços, e de relacionamento para uma visão única do cliente, com as informações e jornada de compra fluindo sem atritos nos múltiplos touchpoints com o cliente”, afirma o vice-presidente de marketing e relacionamento com o cliente, Renato Camargo.
Outro destaque de bom desempenho foi o aumento das vendas de itens de marcas próprias, que passaram a significar 6,5% do total dos negócios da companhia, ante 5,4% no quarto trimestre de 2019.
A adesão ao Clinic Farma da companhia também teve significante evolução, com o número de clientes avançando 3,4 p.p. no período (de 1,6% dos clientes para 5,0%). “Isso quer dizer que atualmente, 5,1% dos clientes que transitaram em nossas lojas nos últimos 12 meses utilizaram algum dos mais de 60 serviços do Clinic Farma, como exames, testes, consultas online, vacinas etc”, explica Camargo.