
Nesta terça-feira (4), Ciro Gomes, candidato do PDT nas eleições presidenciais, anunciou apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, vencedor do primeiro turno. Ciro seguiu em linha a decisão unânime da Executiva Nacional do seu partido.
“Acompanho a decisão do meu partido, o PDT. Frente às circunstâncias, é a última saída. Lamento que a trilha democrática tenha se afunilado a tal ponto que reste para os brasileiros duas opções, ao meu ver, insatisfatórias. (…) Espero que essa decisão ajude a oxigenar, temporariamente que seja, a nossa democracia. Mas se não houver a busca por novos ares, de novos instrumentos, estaremos à mercê de um respirador artificial frágil e precário”.
No entanto, o candidato do PDT afirmou que não aceitará cargo num eventual governo de Lula. No início do dia, o presidente do PDT, Carlos Lupi, disse que Ciro não irá se ausentar do país, como fez durante o segundo turno da eleição presidencial de 2018.