
Nesta segunda-feira (3), o Ibovespa, principal índice da B3, disparou e fechou em alta chegando, aos 116 mil pontos, com agentes financeiros avaliando resultados do primeiro turno das eleições no país, tendo como pano de fundo o forte aumento dos preços do petróleo no exterior. Entre os ativos, o destaque do dia foi para as estatais. As ações ordinárias da Petrobras (PETR3), por exemplo, que alcançaram alta de mais de 9,04%, enquanto as preferenciais (PETR4) chegaram quase aos 8%.
Na véspera, o resultado da apuração apontou que Luis Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) vão disputar o segundo turno das eleições presidenciais. Lula teve 48,32% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro registrou 43,29% dos votos. O segundo turno acontece no dia 30 de outubro.
Após o resultado, Lula se pronunciou. “Vai ser interessante para a gente fazer um debate tete a tete para ver se ele [Bolsonaro] vai continuar falando mentiras. Vai ser interessante fazer comparações [no debate] sobre o Brasil que nós construímos e o Brasil que ele construiu [Bolsonaro]”, disse Lula.
Bolsonaro também falou e criticou os institutos de pesquisa. “Confiança total [para a vitória no segundo turno]. Os institutos de pesquisa se desmoralizaram de vez”, afirmou.
Ele também disse que espera apoio dos deputados e senadores eleitos pelo PL para conseguir uma virada no segndo turno. “É natural que no primeiro turno esses candidatos se empenhem mais na campanha deles do que com a presidencial. Agora, a campanha é a nossa. Entendo que isso vai ajudar”
Confira a seguir o fechamento do Ibovespa e demais índices
Ibovespa: 116.134,46 (+5,54%)
S&P 500: 3.678,43 (+2,59%)
Nasdaq: 10.815,43 (+2,27%)
Dow Jones: 29.490,03 (+2,66%)
Dólar: R$ 5,17 (-4,09%)
Euro: R$ 5,08 (-3,84%)