
Esse domingo (02), foi o dia de votações do primeiro turno para eleger os próximos presidente, governador, senadores e deputados. O Brasil e outras cidades ao redor do mundo teve um dia rodeado de brigas, sabotagens das urnas, mortes e violência.
Vamos aqui trazer um compilado de acontecimentos neste primeiro turno das eleições.
Polícia na Suiça precisa separar eleitores brasileiros
Em Genebra, na Suiça, a polícia teve que separar eleitores brasileiros para evitar um enfrentamento físico no local.
O lugar onde os brasileiros votam na cidade não estava com um bom clima, e foi esquentando, até que um princípio de confusão começou. Os seguranças que estavam no local imediatamente entraram em cena para separar os grupos.
Idoso é conduzido à delegacia após agredir eleitores durante votação em Salvador
Um caso de prisão aconteceu em Salvador na Bahia, quando um homem foi detido após testemunhas dizer que o idoso teria dito frases consideradas racistas e homofóbicas em uma seção eleitoral.
A Polícia Militar da Bahia disse que foi acionada para atender a um caso de “acusado de agredir eleitores no interior de uma faculdade particular”. Além disso, a PM afirmou que o suspeito, possíveis vítimas e testemunhas foram levados para a 1ª Delegacia Territorial (DT) para prestar depoimento.
Morre marido de Raquel Lyra, candidata ao governo de Pernambuco
Nesta manhã de domingo (2), Fernando Lucena, marido da Raquel Lyra, candidata pelo PSDB ao governo de Pernambuco, morreu em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.
Fernando Lucena estava em casa quando começou a passou mal. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para a residência, onde realizou os primeiros atendimentos.
Porém mesmo com o atendimento, Fernado não resistiu e acabou falecendo.
Dois homens armados atiraram diversas vezes e atingiram dois policiais militares
Um atentado aconteceu na Escola Estadual Deputado Aurélio Campos, na Cidade Dutra, zona sul de São Paulo. quando dois homens armados atiraram e atingiram dois policiais militares.
Apesar do atentado, o colégio continuou aberto para atender os eleitores, com policiamento reforçado. Os atiradores, que fugiram após abrir fogo, foram presos e um revólver foi apreendido. Os policiais estão em estado grave no hospital.
Brasil teve 939 registros de crimes eleitorais e 307 prisões
O Ministério da Justiça e Segurança pública (MJSP) divulgou o Balanço da Operação Eleições 2022, por volta das 17h que contabiliza 939 crimes eleitorais e 307 prisões no país.
Em relação a boca de urna, foram 233 registros até o momento e 149 compras de votos. Até o momento, o estado com maior registros de crimes eleitorais é Minas Gerais, com 97 registros.