
A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, disse nesta quinta-feira (29), que a política econômica de seu governo está correta. “Tivemos que tomar medidas urgentes para fazer nossa economia crescer, fazer o Reino Unido se movimentar e também lidar com a inflação, e claro, isso significa tomar decisões controversas e difíceis”, disse Liz Truss à Rádio BBC.
O economista Alan Ghani avaliou, em participação ao BM&C Market, as medidas tomadas por Liz Truss desde que assumiu o mandato. Inicialmente, afirmou que tem alguns pontos acertados e outros não em seu governo.
Nesse contexto, Ghani pontuou que a interferência do Banco Central nesse mercado, apesar de dolorosa, foi benéfica. “Digo dolorosa, porque pode trazer algum risco inflacionário se esse dinheiro for para os bancos”.
No entanto, o economista explicou que essa medida foi importante para dar liquidez no mercado, isso porque, poderia acontecer algum tipo de quebra no mercado de dívidas ou nos fundos, “que seria muito ruim porque eles não teriam margem de garantia suficientes para atender, dado que o valor dos títulos despencou com a alta da taxa de juros”.
“Sou contra a política de controle de preços”, disse Alan Ghani. Na visão do economista, isso pode estimular o consumo, agravando a questão energética, “pode trazer algum problema de desabastecimento”.
Além disso, o economista destacou que quando há controle de preços, essa medida afasta os investimentos. “Nenhum investidor gosta de preço controlado”.
“O ponto é que a Europa paga um preço muito alto por políticas energéticas equivocadas do passado”, finalizou Ghani.
Confira o vídeo na íntegra: