
O analista da Órama, Phillip Soares, fez uma análise para avaliar diferentes cenários na Bolsa de Valores em caso de vitória nas eleições 2022 do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), ambos liderando a pesquisa de intenção de voto realizada pelo PoderData.
“Em seus governos anteriores, vimos um incentivo muito grande ao aumento do consumo por parte da população de baixa renda, cenário que pode se repetir desta vez”, disse o analista sobre Lula e acrescentou enxergar as “ações da Via (VIIA3) como um bom veículo para se beneficiar deste viés”.
Dessa forma, Phillips explicou que políticas como cortes no IPI poderão ser adotadas no governo de Lula o que melhorará as perspectivas para o varejo discricionário, com mais vendas de linha branca e eletroeletrônicos.
Outro setor que foi beneficiado nos governos anteriores, apontado pelo analista, foi a construção de baixa renda, com o advento do antigo Minha Casa Minha Vida – rebatizado atualmente de Casa Verde e Amarela. “Nesse setor, vemos boas perspectivas para as ações da Direcional (DIRR3)”, avaliou.
Já em uma eventual reeleição de Bolsonaro, o especialista pontuou um cenário favorável para estatais. “Executivos renomados de mercado vêm sendo indicados para o alto comando, ao invés de nomeações políticas, o que resulta em estratégias mais alinhadas com o que é praticado na iniciativa privada. Destacamos as ações da Petrobras (PETR4) e do Banco do Brasil (BBAS3) como boas opções para se beneficiar deste cenário”, afirmou.
Ainda na avaliação do analista, desde a Lava Jato e o governo Temer, a governança corporativa das estatais vem sendo reforçada, e isso é facilmente observável nos números.
“Tivemos nesse período melhoras nos números da maioria das estatais, que vêm sendo melhor geridas e resultando em lucros cada vez maiores para os acionistas”, completou.