
Os índices futuros dos Estados Unidos registram queda nesta quarta-feira (28), depois que as bolsas caíram devido às preocupações econômicas em torno da inflação e das perspectivas de crescimento, com indícios de uma possível recessão. Sem indicadores de peso, o foco ficará com as declarações da presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e de membros do BC norte-americano.
No Brasil, a agenda econômica conta com mais dados de inflação, desta vez com o Índice de Preços ao Produtor (IPP) do IBGE. Além do IPP, os números do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) estão previstos nesta manhã, enquanto o Relatório Mensal da Dívida está previsto para a tarde.
Na reta final das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu mais dois pontos percentuais nas intenções de voto no primeiro turno e foi para 46%, enquanto Bolsonaro foi para 33%, queda de 1 p.p. na comparação com semana passada, mostrou hoje a pesquisa Genial/Quaest.
Entre os outros candidatos, Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) se mantiveram estáveis com 6% e 5%, respectivamente. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas, de forma presencial, entre os dias 24 e 27 de setembro, com margem de erro de 2 pontos percentuais.
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) cai 0,8 ponto em setembro, para 99,5 pontos, conforme divulgou o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). Na métrica de médias móveis trimestrais, o índice recua 0,6 ponto.
Bolsas da Ásia
Os mercados asiáticos registraram fortes quedas, com o principal índice acionário da China caindo para uma mínima de cinco meses, diante do aumento de temores de que as rápidas altas das taxas de juros levarão a economia global à recessão.
▪️Tóquio — Nikkei, -1,50%
▪️Hong Kong — Hang Seng, -3,41%
▪️Seul — Kospi, -2,45%
▪️Taiwan — Taiex, -2,61%
▪️China —Xangai, -1,58%
▪️China — Shenzhen, -2,57%
Agenda econômica
▪️ Alemanha: Presidente do BCE, Christine Lagarde, participa do Frankfurt Forum on US-European GeoEconomics (4h15);
▪️ FGV: Confiança da indústria em setembro (8h);
▪️ Roberto Campos Neto participa, por meio de vídeo gravado em 22/9, da abertura do evento “Fintouch 2022”, promovido pela Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) (9h);
▪️ BC divulga notas de crédito com dados de julho e agosto (9h30);
▪️UE deve propor teto de preço ao petróleo russo (9h30);
▪️ EUA: Presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, participa do evento “Banking and the Economy: A Forum for Minorities in Banking” (9h35);
▪️ EUA/NAR: vendas pendentes de imóveis em agosto (11h);
▪️ EUA: James Bullard fala em evento do Fed (11h10);
▪️ EUA: Presidente do Fed, Jerome Powell, discursa em evento do Fed St. Louis (11h15);
▪️ EUA/DoE: Estoques de petróleo da semana até 23/09 (11h30);
▪️ EUA: Diretora Michelle Bowman discursa em evento do Fed (12h);
▪️ Tesouro divulga Relatório Mensal da Dívida de agosto (14h30);
▪️ Otavio Ribeiro Damaso, diretor de Regulação do BC, profere palestra sobre “Open Finance e os Impactos no Sistema Financeiro” no evento “Fintouch 2022” (14h30);
▪️ Coordenador-geral de Operações da Dívida Pública do Tesouro Nacional, Luís Felipe Vital, concede entrevista sobre RMD de agosto (15h);
▪️ EUA: Presidente do Fed de Chicago, Charles Evans, participa de evento da London School of Economics (15h).
*Com BM&C Now e BDM