O Ibovespa opera com desvalorização nesta quarta-feira (21), enquanto os investidores repercutem a elevação de juros nos EUA.
Às 15h04, o principal índice da B3 tinha baixa de 0,99% aos 111.407 pontos.
O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Fed (Federal Reserve, o Banco Central dos EUA) decidiu aumentar nesta quarta-feira (21), a taxa básica de juros dos Estados Unidos em 0,75 ponto percentual, para um intervalo entre 3% e 3,25%.
Em resposta à inflação crescente, a decisão já era esperada pelo mercado. Segundo dados do CME Group, 84% dos economistas consultados colocavam uma alta probabilidade no aumento de 75 pontos-base nos juros pelo Federal Reserve.
No Brasil, o Copom divulga no final do dia sua decisão sobre a taxa de juros. O mercado espera que o BC mantenha a taxa Selic em 13,75%, sem aumento residual.
A escalada da guerra na Ucrânia aumentou após a Ucrânia recuperar alguns territórios no nordeste do país. O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou uma mobilização militar parcial e afirmou no discurso televisionado pré-gravado que o Ocidente “quer destruir nosso país”. A Rússia convocará 300 mil reservistas como parte de sua mobilização parcial, disse o ministro da Defesa, Sergei Shoigu.
Na China, os contratos futuros de ferrosos caíram nesta quarta, com o minério atingindo uma mínima de duas semanas, na medida em que prevaleceu a cautela antes de um aumento da taxa de juros por parte do Federal Reserve dos EUA.
A commodity teve queda de 0,9% em Dalian, a US$ 99,79 a tonelada. Em Cingapura, o ingrediente siderúrgico caiu 0,7%, a US$ 95,45/ton.