
Os mercados futuros dos Estados Unidos operam em queda nesta terça-feira (20), depois que os investidores reagiram no dia anterior e levaram os índices de Nova York a terminarem em alta. A volatilidade do mercado se dá na expectativa da decisão de política monetária do Federal Reserve, que ocorre na quarta-feira (21), que deve apresentar uma elevação de 75 pontos-base nos juros.
No Brasil, as atenções ficarão para o discurso de Jair Bolsonaro na abertura da Assembleia Geral da ONU. No cenário eleitoral, a pesquisa Ipec mostrou certa estabilidade e colocou o ex-presidente Lula mais próximo de vencer a disputa no primeiro turno.
Amanhã, o Banco Central também divulgará sua decisão de política monetária, com expectativa de manutenção da taxa Selic em 13,75%.
O Índice de Preços ao Produtor (IPP) da Alemanha apresentou alta de 7,9% em agosto ante o mês anterior, segundo dados Destatis, a agência oficial de estatísticas do país. O resultado ficou muito acima das expectativas do mercado, que esperavam alta de 1,6% no período.
Bolsas da Ásia
As bolsas asiáticas encerraram em alta nesta terça-feira (20), principalmente pelo desempenho das ações de tecnologia, negociadas em Hong Kong, e no aguardo da decisão de política monetária do federal Reserve, nos Estados Unidos.
Em Tóquio, o Nikkei teve alta de +0,44% e, em Hong Kong, o Hang Seng subiu +1,16%. Em Seul, o Kospi teve valorização de +0,52%; em Taiwan, o Taiex subiu +0,86%. Na China, Xangai subiu +0,22% e o Shenzhen, +1,07%.
Na noite de ontem, o Banco Central chinês (PBoC) deixou inalteradas as suas principais taxas de juros. As chamadas LPR para empréstimos de 1 e 5 anos permaneceram em 3,65% e 4,30% respectivamente.
Agenda econômica
▪️ EUA: Primeiro dia da reunião do Fomc, do Fed;
▪️ Brasil: Primeiro dia da reunião do Copom;
▪️ IGP-M do 2º decêndio de setembro (8h);
▪️ EUA/Deptº do Comércio: Construções de moradias iniciadas em agosto (9h30);
▪️ EUA: Abertura da 77ª Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, com discurso do presidente Jair Bolsonaro (10h);
▪️ Alemanha: Presidente do BCE, Christine Lagarde, participa da Karl-Otto Pöhl-Lecture, organizada pela Sociedade de Frankfurt para Comércio, Indústria e Ciência (14h);
▪️ Argentina/Indec: PIB do 2TRI (16h);
▪️ EUA/API: estoques de petróleo da semana até 16/09 (17h30).
*Com BM&C Now e BDM