
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em leve queda nesta quinta-feira (15), com o mercado no aguardo de diversos indicadores econômicos, programados para serem divulgados pela manhã. Entre eles, estão os dados de vendas no varejo, pedidos de auxílio-desemprego e produção industrial.
Ontem, as bolsas norte-americanas tiveram uma leve recuperação, mas os investidores continuam atentos ao ritmo de aperto monetário do Fed.
No Brasil, o principal indicador será o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do mês de julho, considerado uma prévia do PIB, que apresentou alta de 1,17% em julho ante junho, de acordo com dados dessazonalizados do BC. Nos últimos 12 meses, a variação ficou em 2,09%. Em relação a julho de 2021, o índice teve crescimento de 3,87%.
Além disso, o Ministério da Economia divulga novas projeções de indicadores macroeconômicos, como PIB e inflação, com posterior entrevista coletiva.
No cenário eleitoral, o Datafolha divulgará mais uma pesquisa presidencial.
Bolsas da Ásia
O mercado acionário asiático encerrou misto, com as ações da China fechando em queda, com investidores vendendo ações de energia renovável para comprar incorporadoras na expectativa de apoio iminente do governo, enquanto gigantes de tecnologia e empresas de biotecnologia impulsionaram a bolsa de Hong Kong.
Xangai fechou em queda de -1,16% e Shenzhen, -2,34%. Em Tóquio, o Nikkei encerrou com alta de +0,21% e, em Hong Kong, o Hang Seng avançou +0,44%. Em Taiwan, o o Taiex teve alta marginal de +0,08% e. em Seul, o dia também foi de perdas com o Kospi caindo -0,40%.
Agenda econômica
▪️ Eleições: Datafolha divulga pesquisa presidencial;
▪️ Putin e Xi Jinping devem discutir Ucrânia e Taiwan;
▪️ Zona do euro/Eurostat: balança comercial de julho (6h);
▪️ Portugal: Vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, discursa em conferência sobre o futuro do sistema financeiro da UE, em Lisboa (6h15);
▪️ IBC-BR deve ter alta de 0,50% em julho, após avanço de 0,69% em junho (9h);
▪️ Ministério da Economia divulga novas projeções de indicadores macroeconômicos, que incluem estimativas sobre PIB e inflação (9h);
▪️ Chefe da Assessoria Especial de Estudos Econômicos, Rogério Boueri, e secretário de Política Econômica, Pedro Calhman, concedem coletiva sobre as novas projeções macroeconômicas (9h30);
▪️ EUA/Dept°. do Trabalho: pedidos de auxílio-desemprego da semana até 10/09 (9h30);
▪️ EUA/Fed NY: índice de atividade industrial Empire State de setembro (9h30);
▪️ EUA/Dept°. do Comércio: Vendas no varejo em agosto (9h30);
▪️ EUA/Fed: produção industrial em agosto (10h15);
▪️ EUA: Diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, participa do 2022 Forbes Power Women Summit (14h);
▪️ China/NBS: produção industrial em agosto (23h);
▪️ China/NBS: vendas no varejo em agosto (23h);
▪️ China/NBS: investimento em ativos fixos – Jan/Ago (23h).
*Com BM&C Now e BDM