
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em alta nesta terça-feira (13). O mercado está atento aos dados da inflação do país, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com estimativas de uma alta de 8,1% em agosto na comparação anual, indicando que a inflação pode ter chegado ao seu pico.
Nesta manhã, os investidores continuam se apoiando em uma maior possibilidade, de 86%, para que Federal Reserve eleve a taxa de juros em 75 pontos-base.
No Brasil, o principal indicador do dia será o volume de serviços de julho, que será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ontem, a pesquisa Ipec mostrou que o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua à frente de Jair Bolsonaro (PL), com 46% das intenções de voto no primeiro turno, contra 31% do atual chefe do Executivo.
A taxa de desemprego no Reino Unido caiu para 3,6% nos três meses até julho, segundo o Escritório de Estatísticas Nacionais. Esse número atingiu o menor nível desde 1974, mas a queda se deveu, principalmente, a uma redução da força de trabalho e há outros sinais de que o boom de empregos no país está se esgotando.
Além disso, saiu nesta manhã também o volume de serviços no Brasil, e mostrou que variou +1,1% em julho frente a junho, na série com ajuste sazonal, conforme mostram dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou bem acima das projeções do mercado, que aguardava avanço de 0,5% no período.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos EUA teve uma leve alta de 0,1% em agosto na comparação com julho, conforme mostram dados do Departamento do Trabalho. O resultado veio acima das expectativas do mercado, que apontava para leve queda 0,1%. Nos últimos 12 meses, a inflação no país chegou a 8,3% (ante 8,1% aguardado pelos investidores).
Bolsas da Ásia
As bolsas asiáticas fecharam em alta, com as ações da China recuperando ganhos globais após um fim de semana prolongado por feriado.
Isso aconteceu depois que o primeiro-ministro Li Keqiang prometeu que a China continuará implementando políticas faseadas para estabilizar sua economia devastada pela Covid-19.
Com exceção de Hong Kong, onde o índice Hang Seng perdeu -0,18%, as demais bolsas ficaram no positivo. Em Tóquio, o Nikkei fechou em alta de +0,25%; em Seul, o Kospi ganhou +2,74% e, em Taiwan, o Taiex avançou +0,59%. Na China continental, o Xangai teve leve alta de +0,05% e o Shenzhen, +0,18%.
Agenda econômica
▪️ Áustria: Opep divulga relatório mensal de petróleo;
▪️ Alemanha/Destatis: índice de preços ao consumidor (CPI) final de agosto (3h);
▪️ Alemanha/ZEW: índice de expectativas econômicas em setembro (6h);
▪️ IBGE: Volume de serviços deve crescer 0,7% em julho, mesma taxa de junho (9h);
▪️ EUA/Dept°. do Trabalho: índice de preços ao consumidor de agosto e Núcleo do CPI (9h30);
▪️ EUA/API: estoques de petróleo da semana até 09/09 (17h30).
*Com BM&C Now e BDM