
Após a morte a Rainha Elizabeth 2°, o trono passou imediatamente para o seu herdeiro, Charles, o antigo Príncipe de Gales.
Nos últimos meses, Charles estava assumindo alguns compromissos no lugar de sua mãe que estava adoecendo, e agora nomeado rei, assumirá 100% as funções. Mas, o que faz o rei?
O que faz o rei?
O rei é o chefe de Estado do Reino Unido. Mesmo ele sendo o chefe de Estado, seus poderes são simbólicos e cerimoniais, e ele se mantém politicamente neutro.
Ele exercerá algumas funções, mas não é quem decide ou tem a última palavra no governo. Quem está na função de primeiro-ministro(a), representará a família Real.
Assim, a primeira-ministra se encontra com o rei às quartas-feiras no Palácio de Buckingham para mantê-lo informado sobre questões governamentais. Esses encontros são totalmente privados e não há um registro oficial do que é dito.
Além disso, o rei rei também tem uma série de obrigações parlamentares:
O chefe do Estado tem que apontar um governo. O líder do partido que ganha as eleições gerais normalmente é chamado para o Palácio de Buckingham, onde ele é formalmente convidado a formar um governo. O rei também dissolve o governo formalmente antes de uma eleição geral. Outra função é uma Cerimônia de Abertura do Parlamento e o Discurso do Rei. Ele apresenta os planos do governo em um discurso feito no trono presente na Câmara dos Lordes.
Consentimento real é quando uma legislação é aprovada pelo Parlamento, ela precisa ser formalmente aprovada pelo rei para se tornar lei.
Como é a linha de herdeiros?

Com a nomeação do rei Charles, o primeiro na linha é seu filho mais velho, príncipe William. Após William, o filho mais velho de William, o príncipe George, é o segundo na linha para o trono, e sua filha mais velha, a princesa Charlotte, é a terceira.
A foto acima mostra a linha direta ao trono com toda a família real.
Quem é quem na Família Real?
O filho mais velho de Charles, é o príncipe William, que tem o título de duque da Cornualha e de Cambridge. Sua primeira esposa, Diana, Princesa de Gales. Hoje ele é casado com Catherine Middleton, a duquesa da Cornualha e de Cambridge. Juntos eles têm três filhos, que são o príncipe George, a princesa Charlotte e o príncipe Louis.
A Princesa Anne é a princesa real da família e é a segunda filha da rainha e a única filha mulher. Ela é casada com o vice-almirante Timothy Laurence, seu segundo marido. No primeiro casamento, ela teve dois filhos, Peter Phillips e Zara Tindall.
O filho mais jovem da rainha é o príncipe Edward, conhecido como conde de Wessex. Ele é casado com a condessa de Wessex (Sophie Rhys-Jones). Eles têm dois filhos: Louise e James Mountbatten-Windsor.
O duque de York (príncipe Andrew) é o terceiro filho da rainha e segundo filho homem. Ele tem duas filhas com sua ex-esposa, a duquesa de York (Sarah Ferguson): a princesa Beatrice e a princesa Eugenie.
O príncipe Andrew se afastou dos seus deveres reais em 2019 depois de dar uma entrevista controversa sobre acusações de que ele teria abusado sexualmente de Virginia Giuffre. Em fevereiro de 2022 ele pagou uma quantia não divulgada para fechar um acordo em um processo de assédio sexual que a jovem abriu contra ele nos EUA.
Por fim, o duque de Sussex é o príncipe Harry é irmão mais jovem de William. Ele é casado com a duquesa de Sussex, Meghan Markle. Eles têm dois filhos: Archie e Lilibet Diana.
Porém em 2020, eles anunciaram que estavam se afastando dos deveres reais e se mudaram para os EUA.