
Os presidenciáveis brasileiros lamentaram a morte da rainha Elizabeth II, nesta quinta-feira (8), em seus perfis nas redes sociais.
“A Rainha Elizabeth II testemunhou e participou dos grandes eventos e processos históricos dos últimos 80 anos. Marcou era como Chefe de Estado, reinando em convivência com primeiros-ministros de diferentes linhas ideológicas”, disse Lula no Twitter.
“Com a morte da Rainha Elizabeth II se fecha um ciclo da monarquia britânica e se abrem as portas da história para uma mulher que foi um símbolo de superação, sacrifício pessoal e devotamento à causa de uma nação. Que ela descanse, merecidamente, em paz”, afirmou Ciro Gomes.
“A rainha Elizabeth II é exemplo de liderança feminina que, ao longo de décadas, serviu como ponto de equilíbrio de uma nação poderosa como o Reino Unido. Modelo de estabilidade, de convivência respeitosa entre instituições de Estado”, publicou Simone Tebet.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento da rainha Elizabeth II.
“É declarado luto oficial em todo o país, pelo período de três dias, contando da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento da Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte”, publicou no Diário Oficial da União.
Além disso, Bolsonaro também manifestou-se sobre a morte em seu Twitter: “Muitas vezes, a eternidade nos surpreende, tirando de nós aqueles que amamos, mas, hoje, foi a vez da eternidade ser surpreendida, com a gloriosa chegada de Sua Alteza a Rainha do Reino Unido. Que Deus a receba em sua infinita bondade e conforte sua família e o povo britânico”, começou o presidente.
“É com grande pesar e comoção que o Brasil recebe a notícia do falecimento de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, uma mulher extraordinária e singular, cujo exemplo de liderança, de humildade e de amor à pátria seguirá inspirando a nós e ao mundo inteiro até o fim dos tempos”, completou.
Na sequência, Bolsonaro disse que a rainha mostrou porque não foi apenas a Rainha dos britânicos, mas uma rainha para todos.