A rainha Elizabeth II do Reino Unido, a monarca com o reinado mais longo da história britânica, morreu aos 96 anos, informou o Palácio de Buckingham..
Elizabeth não exercia um cargo executivo, mas sua importância para o Reino Unido é inegável, inclusive em relação à economia: uma consultoria já chegou a avaliar o valor criado em estímulo ao turismo e marcas associadas à realeza.
Atualmente, a economia do Reino Unido enfrenta muitos desafios, provocados principalmente pelas consequências da pandemia de Covid-19. No segundo trimestre desse ano, o Produto Interno Bruto (PIB) contraiu 0,1%, segundo o Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS).
Considerando apenas o mês de junho, a atividade britânica contraiu 0,6%, após um crescimento de 0,4% em maio (valor revisado.
Além disso, a inflação segue batendo recordes e preocupando os economistas. Em julho, o índice de preços atingiu 10,1% na base anual, ante 9,4% no mês anterior.
Segundo previsões do Banco da Inglaterra, a inflação de preços pode superar 13% em outubro se forem confirmados aumentos significativos dos preços da energia.
Para conter o avanço generalizado dos preços, o Banco da Inglaterra precisou começar a subir juros. Na última reunião, o BC inglês aumentou a taxa básica em 0,5 ponto percentual para 1,75% – seu nível mais alto desde o final de 2008.