
Os mercados internacionais, assim como os índices futuros dos Estados Unidos, operam em queda generalizada nesta quinta-feira (1), com os temores de uma política monetária mais restritiva adiante, o que levou boa parte destes mercados a encerrar agosto em baixa.
Além disso, dados de atividade da China, levando o território de contração, também contribuem para o pessimismo nos índices.
No Brasil, os investidores ficam atentos para a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre. A agenda local conta com a divulgação do PMI industrial e dados da balança comercial.
No cenário corporativo, o IRB Brasil (IRBR3) anunciará a precificação da sua oferta de ações subsequente.
Entre os indicadores da manhã, o IPC-S da quarta quadrissemana de agosto de 2022 caiu 0,57% e acumula alta de 6,62% nos últimos 12 meses, conforme destacou a Fundação Getulio Vargas (FGV).
Bolsas da Ásia
O mercado acionário asiático caiu, com as ações da China e de Hong Kong acompanhando o desempenho fraco, já que novos casos de Covid-19 pioraram um panorama econômico global já sombrio.
Os índices regionais de gerentes de compras da Coreia do Sul, Japão e China apontaram para desaceleração da atividade econômica global, uma vez que a inflação, o aumento das taxas de juros e a guerra na Ucrânia exerceram grande impacto.
Agenda econômica
▪️ Eleições: Datafolha divulga pesquisa presidencial;
▪️ FGV: IPC-S de agosto (8h);
▪️ IBGE: PIB do 2TRI (9h);
▪️ EUA/Dept°. do Trabalho: pedidos de auxílio-desemprego da semana até 27/08 (9h30);
▪️ S&P Global: PMI industrial de agosto (10h);
▪️ EUA S&P Global: PMI industrial final de agosto (10h45);
▪️ EUA/Dept°. do Comércio: investimentos em construção em julho (11h);
▪️ EUA/ISM/Chicago: PMI industrial de agosto (11h);
▪️ PLOA 2023: relator da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso, Marcelo Castro, concede entrevista coletiva (11h30);
▪️ Economia/Secex: Balança comercial de agosto (15h);
▪️ EUA: Presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, discursa em evento da Georgia Tech’s Scheller College of Business (16h30).
*Com BM&C Now e BDM