
Após dois pregões de quedas consistentes, os índices futuros dos Estados Unidos registram alta nesta terça-feira (30). No início desta semana, os investidores continuaram repercutindo a fala hawkish de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, em Jackson Hole, que sinalizou taxas de juros mais altas em uma tentativa de domar a inflação e que isso poderá causar “alguma dor” para famílias e empresas.
No Brasil, o mercado fica atento ao IGP-M, com as expectativas em -0,54% em agosto. Além disso, o resultado primário das contas do Governo Central de julho sairão nesta tarde.
No cenário político, as eleições passam a tomar cada vez mais conta do noticiário, com destaques para as pesquisas eleitorais e as entrevistas dos candidatos à presidência.
Na noite da última segunda-feira (29), a Oi (OIBR3) informou que vai encaminhar ao Conselho de Administração da companhia uma proposta de grupamento de ações. Depois, a proposta deve ser examinada pelos acionistas em AGE a ser convocada e realizada ainda neste ano.
A medida ocorre em resposta a ofício da B3 que deu prazo até 1º de setembro para a companhia divulgar quais procedimentos e cronograma serão adotados para enquadrar a cotação de suas ações ON (OIBR3) em valor igual ou superior a R$ 1 até 17 de fevereiro de 2023 ou até a data da primeira assembleia geral convocada após o recebimento da notificação.
Outro destaque de hoje é o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que apresentou queda de 0,70% em agosto, após alta de 0,21% no mês anterior, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV). As expectativas do mercado rondavam por volta de -0,54%.
Além disso, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) caiu 0,71% em agosto, após variar 0,21% em julho. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) também apresentou uma queda de 1,18% em agosto, após cair 0,28% em julho. Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) variou 0,33% em agosto, ante 1,16% em julho.
Bolsas da Ásia
O mercado asiático encerrou misto e as ações da China fecharam em queda, depois que mais cidades intensificaram as restrições contra a Covid-19, em resposta ao aumento dos casos, alimentando os temores de mais desaceleração econômica.
Agenda econômica
▪️ FGV: IGP-M deve registrar deflação de 0,56% em agosto (8h);
▪️ FGV: Confiança do comércio e de serviços em agosto (8h);
▪️ Alemanha/Destatis: índice de preços ao consumidor (CPI) preliminar de agosto (9h);
▪️ EUA: Presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin, faz discurso na Huntington Regional Chamber of Commerce (9h);
▪️ EUA/Dept°. do Trabalho: relatório sobre empregos (Jolts) de julho (11h);
▪️ EUA/Conference Board: índice de confiança do consumidor de agosto (11h);
▪️ EUA: Presidente do Fed de Nova York, John Williams participa de sessão de perguntas e respostas ao vivo do Wall Street Journal (12h);
▪️ Tesouro deve reportar superávit primário de R$ 17,60 bilhões nas contas do Governo Central em julho (14h30);
▪️ Roberto Campos Neto participa do evento “Modernização da Lei Complementar 130/2009”, promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em Brasília (15h);
▪️ Secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle, participa de coletiva sobre o resultado primário do Governo Central (15h);
▪️ China/NBS: PMI composto de agosto (22h30).
*Com BM&C Now e BDM