
Comandantes das polícias estaduais afirmaram em reunião reservada com a cúpula do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que as 27 tropas das unidades federativas estão sob controle e que “a hierarquia e disciplina serão preservadas” nas eleições deste ano, apurou a BM&C News junto a fontes da Justiça Eleitoral (JE). “Estamos à disposição do TSE”, disse um dos oficiais na audiência.
A afirmação foi feita a Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski – respectivamente, presidente e vice-presidente da Corte – Mauro Campbell, corregedor-geral eleitoral do TSE, Benedito Gonçalves e Bruno Dantas, este presidente interino do Tribunal de Contas da União (TCU). Nenhuma das anteriores gestões do mais importante braço eleitoral do país realizou ato do mesmo tipo.
O encontro ocorreu nesta quarta-feira (24), um dia depois da reunião de Alexandre de Moraes com o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira – o militar busca a confirmação de uma agenda novamente com o presidente da Corte para a semana que vem. A ideia é conseguir que novas sugestões das Forças Armadas voltadas ao processo eleitoral sejam aceitas.
Conforme adiantado pela BM&C News, a expectativa, com Moraes assumindo o controle máximo do TSE, era de que o tom de a administração da Corte “subisse”, quando comparado à gestão de seu antecessor, o ministro Edson Fachin, que agora ocupa acento somente no Supremo Tribunal Federal (STF).
*Kelly Hekally é correspondente em Brasília da BM&C News