Nesta terça-feira (16), os militares dos Estados Unidos afirmaram que realizaram um teste de um míssil balístico intercontinental Minuteman III.
O teste foi feito na tentativa de evitar tensões crescentes com Pequim durante a demonstração de força da China perto de Taiwan desde a visita de Nancy Pelosi. Vale lembrar que a China considera Taiwan parte de seu território e faz exercícios militares na tentativa de intimidar a ilha e os americanos.
Em comunicado militar oficial dos EUA, os militares falam sobre o míssel e sua força. “O teste mostrou a prontidão das forças nucleares dos EUA e fornece confiança na letalidade e eficácia do poderio nuclear do país”.
Além disso, os americanos militares disseram que cerca de 300 desses testes ocorreram antes e não tiveram resultados negativos.
O míssel intercontinental Minuteman III tem com capacidade nuclear, é fundamental para o arsenal estratégico dos militares dos EUA. Ele também tem um alcance de mais de 9.660 kms e pode viajar a uma velocidade de aproximadamente 24.000 km/h.