Os índices futuros nos Estados Unidos caem nesta terça-feira (9), com o mercado à espera do resultado do índice de preços ao consumidor (IPC) de julho, previsto para amanhã. O dado irá fornecer indicações de como continuará o ritmo do aperto monetário do Federal Reserve (Fed) dos EUA.
Além disso, os investidores continuam monitorando as tensões geopolíticas na Ásia.
No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o índice de inflação. O IPCA caiu 0,68% em julho, a menor taxa desde o início da série histórica, em janeiro de 1980, após registrar alta de 0,67% no mês anterior
No acumulado de 12 meses até julho, o IPCA teve alta de 10,07%, contra 11,89% do mês anterior
Além da inflação, a agenda econômica brasileira conta com a divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom). O Banco Central (BC) divulgou a ata da reunião do Copom da semana passada, em que elevou os juros para 13,75% ao ano, alta de 0,5 ponto percentual. O documento reforçou a avaliação de que o Copom avaliará a necessidade de ajuste residual, de menor magnitude, na próxima reunião.
Ainda, os balanços domésticos continuam como foco na Bolsa brasileira, e o Itaú Unibanco (ITUB4) foi o grande destaque da noite de ontem. Hoje, divulgam seus resultados BTG Pactual (BPAC11), Copel (CPLE6), Taurus (TASA4), XP (XPBR31), entre outras.
Nesta manhã, o banco BTG Pactual reportou lucro líquido ajustado de R$ 2,2 bilhões no segundo trimestre de 2022, um crescimento de 27% em relação ao mesmo período do ano passado.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, foi para 0,02% na primeira quadrissemana de agosto, desacelerando mais uma vez em relação ao ganho de 0,16% observado na quarta quadrissemana de julho, conforme mostram dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Além disso, o IPC-S da primeira quadrissemana de agosto de 2022 cai 1,13% e acumula alta de 6,02% nos últimos 12 meses, conforme divulgação da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Bolsas da Ásia
O mercado acionário asiático encerrou misto, com as ações chinesas avançando, lideradas pelos papéis de energia e energia renovável, embora os ganhos tenham sido limitados depois que surtos de Covid-19 e as tensões com os Estados Unidos pesaram sobre o sentimento.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com ganho de 0,2%, enquanto o índice de Xangai subiu 0,32%.
O índice de Hong Kong Hang Seng, por sua vez, teve queda de 0,21%.
As ações de energia subiram quase 3%, com as mineiradoras de carvão subindo 3,5%.
O setor de nova energia subiu 2,2%, com as empresas fotovoltaicas avançando 3,2% e os carros a nova energia subiram 1,1%
Agenda econômica
▪️ Brasil: Balanços de BTG Pactual, antes da abertura, e de XP, CBA, Copel, CVC, Guararapes e Méliuz, após o fechamento do mercado;
▪️ FIPE: IPC semanal (5h);
▪️ FGV: 1ª prévia do IGP-M de agosto (8h);
▪️ FGV: IPC-S Capitais de agosto (8h);
▪️ Ata do Copom (8h);
▪️ IPCA de julho (9h);
▪️ IBGE: Pesquisa Industrial Mensal Regional de junho (9h);
▪️ EUA/API: estoques de petróleo da semana até 05/08 (17h30);
▪️ China/NBS: índice de preços ao consumidor (CPI) e Índice de preços ao produtor (PPI) em julho (22h30).
*Com BM&C Now, Reuters e BDM
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.