Na manhã desta quinta-feira (4), a China realizou um teste de munições em um exercício militar, próximo a Taiwan, que por incidente, atingiu o mar do Japão, afirmou a imprensa local. Cinco dos 11 mísseis balísticos lançados.
Esta movimentação da China, foi o maior teste já feito com munições reais nas redondezas de Taiwan, em resposta à visita da presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, à ilha, que Pequim considera parte de seu território.
A imprensa japonesa afirmou que os cinco mísseis caíram dentro da zona econômica restrita do Japão, região no mar que integra parte das águas do país e fica a cerca de 370 quilômetros da costa.
De acordo com o ministro da Defesa japonês, Nobuo Kishi, esta é a primeira vez que mísseis vindos da China atingem o mar do Japão. O ministro ainda destacou que o governo japonês enviou um protesto formal à China pela via diplomática.
No entanto, até o momento, a China não se manifestou. No entanto, o governo de Taiwan confirmou o exercício militar realizado nesta manhã, e disse que navios da marinha chinesa e aeronaves militares chegaram a cruzar, por alguns instantes, a linha mediana do Estreito de Taiwan, demarcação que separa os dois países.
Por outro lado, Pequim afirmou que os exercícios militares, bem como outras manobras realizadas nos últimos dias à cerca de Taiwan, foram “justas e necessárias” e culpou os Estados Unidos e seus aliados pela escalada das tensões.
Confira o vídeo na íntegra:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.