O Ibovespa opera em alta nesta quarta-feira (3), dia de decisão sobre a taxa de juros no Brasil.
Às 15h10, o principal índice da B3 tinha alta de 0,24% aos 103.606 pontos.
No final do dia, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central vai divulgar a Selic (taxa básica de juros) e a previsão é que a taxa suba 0,5 ponto percentual – para 13,75%.
O mercado aguarda indicações se o BC continuará com o ciclo de alta da Selic para setembro ou se encerra agora em agosto.
Os investidores também seguem atentos às tensões internacionais com a visita da presidente da Câmara norte-americana, Nancy Pelosi, em Taiwan. Ela já deixou a ilha.
O fato causou a fúria da China, que já alertou para a condução de exercícios militares ao redor da ilha.
A agenda econômica de hoje conta com diversos indicadores. Entre eles, o Índice Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) composto no Brasil ficou em 55,3 em julho, ante 59,4 registrado no mês anterior, de acordo com o S&P Global nesta terça-feira.
As taxas de aumento da produção se atenuaram tanto nos fabricantes de produtos como nos prestadores de serviços, conforme mostra o relatório. Já o PMI de serviços, por sua vez, passou de 60,8 em junho para 55,8 no mês passado.
Opep+ diminui ritmo de alta na produção de petróleo
Entre as commodities, destaque para o anúncio da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep+), que irá diminuir a produção de petróleo em 100 mil barris por dia (bpd) para o mês de setembro.
Em agosto, o cartel tinha elevado o ritmo em 648 mil bpd. Segundo o comunicado da Opep, os países-membros observaram que “a disponibilidade severamente limitada do excesso de capacidade exige a sua utilização com grande cautela em resposta às graves interrupções no fornecimento”.
Além disso, o cartel destacou também que tem “particular preocupação que o investimento insuficiente no setor upstream [exploração e produção] afetará a disponibilidade de suprimento adequado em tempo hábil para atender à crescente demanda além de 2023”. A próxima reunião será no dia 5 de setembro.