O Ibovespa opera com valorização nesta terça-feira (2), na direção oposta dos principais índices de Wall Street.
Às 14h14, o principal índice da B3 tinha alta de 1,34% aos 103.595 pontos.
O mercado mostra preocupação em relação à tensão entre os norte-americanos e os chineses, principalmente com a visita da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan.
Apesar das tentativas de pacificar os ânimos, a China já alertou sua insatisfação e deve responder com exercícios militares próximos à ilha.
No mercado internacional, os contratos futuros de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura subiram em uma sessão volátil nesta terça-feira, com traders focados na melhora das margens do aço na China enquanto avaliavam as perspectivas de mais cortes na produção.
O minério de ferro mais negociado, para entrega em setembro, na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações com alta de 1,5%, a 807 iuanes (119,32 dólares) a tonelada, perto da máxima de quatro semanas alcançada na segunda-feira, de 817,50 iuanes.
Entre as principais notícias do dia no Brasil, após quatro meses consecutivos de resultados positivos, a produção industrial recuou 0,4% na passagem de maio para junho. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo IBGE.
A última queda da indústria havia sido registrada em janeiro deste ano (-1,9%). No primeiro semestre, o setor acumula queda de 2,2% e, em 12 meses, de 2,8%.
“A indústria não havia recuperado a perda de janeiro (-1,9%) mesmo com os quatro meses de crescimento em sequência, período em que houve alta acumulada de 1,8%. Com o resultado de junho, há uma acentuação do saldo negativo no ano (-0,5%) quando comparado com o patamar de dezembro de 2021”, explicou o gerente da pesquisa, André Macedo.