Os índices futuros dos Estados Unidos caem nesta terça-feira (2), uma vez que o mercado mostra preocupação em relação à tensão entre os norte-americanos e os chineses, principalmente com a possível visita da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan.
Apesar das tentativas de pacificar os ânimos, a China já alertou sua insatisfação e deve responder com exercícios militares próximos à ilha.
No Brasil, além das pressões internacionais, as eleições continuarão a exercer papel central no noticiário, com as chapas presidenciais sendo formadas para a decisão em outubro.
O mercado brasileiro também deve repercutir novos dados da atividade local – produção industrial de junho -, que será exposto às 9h. A expectativa é de uma alta de 0,3% na comparação mensal, mas de queda de 0,2% ante mesmo período do ano passado.
Ainda, as empresas brasileiras seguem mostrando seus números nesta terça. Getnet (GETT11) divulga antes da abertura do pregão, já Cielo (CIEL3), Engie Brasil (EGIE3), Iguatemi (IGTI11) e JSL (JSLG3) expõe seus número no fechamento.
Outro ponto de grande atenção desta semana será a decisão do Copom sobre a taxa de juros. O aumento de 0,50 ponto percentual é o mais provável, mas o mercado quer saber se o Banco Central irá encerrar o ciclo de alta da Selic ou continuará em setembro.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, foi para 0,16% na quarta quadrissemana de julho, desacelerando em relação ao ganho de 0,33% observado na terceira quadrissemana de julho, conforme mostram dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Além disso, a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou o IPC-S da quarta quadrissemana de julho de 2022 e apontou que caiu 1,19% e acumula alta de 8,00% nos últimos 12 meses, conforme divulgação nesta manhã.
Bolsas da Ásia
Os principais índices da Ásia fecharam em queda, uma vez que as tensões entre Washington e Pequim aumentaram com a notícia de que a presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, visitaria Taiwan.
As ações da China registraram a maior queda em mais de dois meses.
Agenda econômica
▪️ EUA: Balanço de Caterpillar, antes da abertura do mercado;
▪️ Brasil: Balanços de GetNet, antes da abertura, e de JSL, Engie, Cielo e Iguatemi, após o fechamento do mercado;
▪️ Primeiro dia de reunião do Copom;
▪️ Fipe: IPC de julho (5h);
▪️ FGV: IPC-S Capitais de junho (8h);
▪️ FGV: Índice de Confiança Empresarial em julho (8h);
▪️ IBGE: Pesquisa Industrial Mensal de junho (9h);
▪️ EUA/Deptº do Trabalho: relatório sobre empregos (Jolts) de junho (11h);
▪️ Paulo Guedes se reúne com o presidente do conselho empresarial Brasil-Estados Unidos, Roberto Azevedo (12h);
▪️ EUA: Presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, participa de evento virtual do Washington Post (14h);
▪️ EUA/API: estoques de petróleo da semana até 29/07 (17h30);
▪️ EUA: Presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, participa de evento na Money Marketeers (18h30);
▪️ Japão/S&P Global/Jibun Bank: PMI de serviços final e PMI composto de julho (21h30);
▪️ China/S&P/Caixin: PMI de serviços final e PMI composto de julho (22h45).
*Com BM&C Now e BDM
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.