A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou nesta terça-feira (2) que a liberação do sinal 5G estará em atividade a partir desta quinta-feira (4), na cidade de São Paulo.
As faixas que entrarão em funcionamento serão a de 3,5 gigahertz (GHz). O novo padrão de serviços será oferecido em sua versão mais sofisticada que é chamada tecnicamente de “standalone” ou SA ou popularmente de 5G “puro”.
O número de pedidos de licenciamento de estações para a ativação do 5G standalone na cidade de São Paulo já representa cerca de 30% do total de estações atualmente ativas (4.592), o que permitiu ao Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) estimar a cobertura em 25% da área urbana de São Paulo, uma vez que a propagação na faixa do 3,5 GHz é menor.
No começo, o sinal deve ser disponibilizado em alguns bairros e com o tempo ir se expandindo para toda a cidade. De acordo com a Anatel, a maior concentração de antenas está no Centro Histórico, na região da Avenida Paulista e no Itaim Bibi. Já os bairros da Aclimação, da Mooca e do Brás, por exemplo, terão cobertura menor no início do processo.
São Paulo é a quinta cidade brasileira a ter redes 5G. Segundo a Anatel, todas as capitais devem ter redes 5G habilitadas até o fim de setembro.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.