Os índices futuros dos Estados Unidos e as bolsas europeias sobem nesta quarta-feira (27), com os investidores na expectativa do Federal Reserve (Fed), por meio do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), decidir a nova taxa básica de juros nos EUA.
Segundo dados da CME Group, o mercado segue com maior probabilidade de um aumento de 0,75 ponto percentual (76%), enquanto uma elevação de 1 p.p. fica para trás (24%). Em seguida, o presidente do Fed, Jerome Powell, cede entrevista sobre a decisão do BC norte-americano.
No Brasil, a agenda conta com dados de crédito e fluxo cambial do Banco Central, além do relatório mensal da dívida do Tesouro Nacional.
As divulgações de resultados das companhias seguem também por aqui. O destaque será o setor de celulose, com os resultados de Suzano (SUZB3), Klabin (KLBN11) e Dexco (DXCO3) sendo anunciados hoje, após o fechamento do mercado, além do grupo dono do Pão de Açúcar, GPA (PCAR3).
A Klabin divulgou seus resultados nesta manhã e reportou um lucro líquido de R$ 972 milhões no segundo trimestre de 2022 (2T22), resultado 35% superior ao reportado no mesmo período de 2021.
O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado cresceu 11% no 2T22, totalizando R$ 1,990 bilhão. Já a margem Ebitda ajustada atingiu 39% entre abril e junho, baixa de 5 pontos percentuais (p.p.) frente a margem registrada em 2T21.
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 1,7 ponto em julho, para 99,5 pontos, após três altas consecutivas, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Bolsas da Ásia
O mercado acionário asiático encerrou entre perdas e ganhos nesta quarta-feira (27), com as bolsas da China e de Hong Kong terminando em queda, antes do resultado da reunião de política monetária do banco central dos Estados Unidos.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com queda de 0,49%, enquanto o índice de Xangai caiu 0,05%. O índice de Hong Kong Hang Seng, por sua vez, teve recuo de 1,13%.
O subíndice do setor financeiro caiu 0,55%, o setor de bens de consumo básicos perdeu 1,3% e o subíndice de saúde teve queda de 1,6%.
Agenda econômica
▪️ EUA: Balanços de Meta e Ford, após o fechamento do mercado;
▪️ Brasil: Balanços de Klabin, antes da abertura, e de Assaí, EDP Brasil, GPA e Suzano, após o fechamento do mercado;
▪️ Roberto Campos Neto participa da abertura do evento fechado “Workshop Iniciativa de Mercado de Minas e Energia”, do Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília (8h);
▪️ FGV: Sondagem da Indústria em julho (8h);
▪️ EUA/Dept° do Comércio: encomendas de bens duráveis em junho (9h30);
▪️ EUA/Deptº do Comércio: Estoques no Atacado em junho (9h30);
▪️ BC: Concessões crédito livre de março e abril (9h30);
▪️ Paulo Guedes tem reunião virtual com a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen (10h;)
▪️ EUA/NAR: vendas pendentes de imóveis em junho (11h);
▪️ EUA/DoE: Estoques de petróleo da semana até 22/07 (11h30);
▪️ BC atualiza dados de fluxo cambial e posição dos bancos até 31/5 (14h30);
▪️ Tesouro divulga Relatório Mensal da Dívida de junho (14h30);
▪️ Coordenador-geral de Operações da Dívida Pública do Tesouro Nacional, Luís Felipe Vital, concede entrevista sobre RMD de junho (15h);
▪️ EUA: Fed anuncia decisão de juros (15h);
▪️ EUA: Coletiva com presidente do Fed, Jerome Powell (15h30);
▪️ Paulo Guedes recebe o diretor-executivo da Eurasia Group para as Américas, Christopher Garman, para reunião no Ministério da Economia (18h).
*Com BM&C Now, BDM e Reuters
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.