Os índices futuros dos Estados Unidos operam em baixa nesta terça-feira (26), com o mercado reagindo aos resultados das companhias no segundo trimestre.
O Walmart cortou ontem sua projeção (guidance) de lucro trimestral e anual, relatando que a inflação está fazendo com que os compradores gastem mais em necessidades como alimentos e menos em itens como roupas e eletrônicos. Isso fez com que as ações de varejo despencassem no after-market.
Hoje, é a vez de Alphabet, Coca-Cola, General Motors, McDonald’s e Microsoft divulgarem seus números.
Ainda, o mercado fica no aguardo de mais uma importante decisão de política monetária do Federal Reserve, que deve subir a taxa de juros em 0,75 pontos-base.
No Brasil, o principal indicador é o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), a prévia da inflação oficial, que desacelerou para 0,13% em julho, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados nesta terça-feira.
O número é 0,56 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa de junho (0,69%) e trata-se da menor variação mensal do IPCA desde junho de 2020 (0,02%).
No ano, o IPCA-15 acumula alta de 5,79% e, em 12 meses, de 11,39%, abaixo dos 12,04% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores.
Além disso, por aqui, a temporada de balanços começará a ganhar força, com as divulgações de Carrefour (CRFB3), Telefônica (VIVT3) e Neoenergia (NEOE3), após o fechamento do mercado. Até o dia 15 de agosto, os resultados trimestrais das companhias listadas no país serão frequentes.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, subiu 0,33% na terceira quadrissemana de julho, acelerando em relação ao ganho de 0,46% observado na segunda quadrissemana de julho, conforme divulgou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Já, o IPC-S da terceira quadrissemana de julho de 2022 caiu 0,44% e acumula alta de 8,82% nos últimos 12 meses.
Também, entre os indicadores desta manhã, o Índice de Confiança da Construção (ICST) caiu 0,7 ponto em julho, para 96,8 pontos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). O Índice de Situação Atual (ISA-CST) subiu 0,9 ponto, para 94,8 pontos. O Índice de Expectativas (IE-CST), por sua vez, recuou 2,3 pontos, para 98,9 pontos, voltando a ficar abaixo do nível neutro (100,0 pontos), após três meses.
Por fim, o Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) subiu 1,16% em julho, percentual inferior ao apurado no mês anterior, quando o índice registrou taxa de 2,81%.
Bolsas da Ásia
As bolsas na Ásia fecharam mistas, com as ações de Xangai subindo depois de três sessões de perdas, uma vez que as incorporadoras imobiliárias registraram mais ganhos diante da notícia de que Pequim está planejando criar um fundo para ajudar o conturbado setor.
Empresas imobiliárias chinesas e incorporadoras do continente listadas em Hong Kong saltaram mais de 5%, ampliando os ganhos da sessão anterior.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com alta de 0,79%, enquanto o índice de Xangai subiu 0,83%. O índice de Hong Kong Hang Seng, por sua vez, teve alta de 1,67%.
Agenda econômica
▪️ EUA: Balanços de Coca-Cola, General Electric, General Motors, McDonald’s e 3M, antes da abertura, e de Alphabet, Microsoft e Visa, após o fechamento do mercado;
▪️ Brasil: Balanços de Carrefour, Neoenergia e Telefônica, após o fechamento do mercado;
▪️ Fipe: IPC da 3ª quadrissemana de julho (5h);
▪️ FGV: INCC-M de julho (8h);
▪️ FGV: Confiança da construção em julho (8h);
▪️ FGV: IPC-S Capitais da 3ª quadrissemana de julho (8h);
▪️ IBGE: IPCA-15 de julho projeta mediana de 0,16%, na margem (9h);
▪️ EUA: FMI publica relatório Perspectiva Econômica Mundial (10h);
▪️ EUA/Conference Board: índice de confiança do consumidor em julho (11h);
▪️ EUA/Depto. do Comércio: vendas de moradias novas em junho (11h);
▪️ BC lança moedas comemorativas do Bicentenário da Proclamação da República, com presença do presidente da instituição, Roberto Campos Neto (15h);
▪️ EUA/API: estoques de petróleo da semana até 22/07 (17h30);
▪️ China/NBS: lucro industrial em junho (22h30).
*Com BM&C Now e BDM
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.