Neste final de semana, a plataforma Audius (AUDIO), que oferece streaming de música tokenizada, foi roubada após hackers realizarem um ataque sofisticado contra o projeto.
A plataforma recebeu um prejuízo com o ataque de pouco mais de US$ 1 milhão. Em suma, a Audius utiliza um sistema de governança que permite que a comunidade vote em decisões futuras de acordo com o saldo em tokens AUDIO na carteira, quem tem mais criptos vota com maior peso.
No último sábado (23), os invasores burlaram o mecanismo usando votos falsos e desviaram criptomoedas da plataforma. O ataque dos hackers aconteceu em duas fases. Na primeira, os hackers lançaram uma proposta que delegava 10 trilhões de criptos AUDIO a um contrato inteligente, no entanto, a tentativa falhou após não receber votos da comunidade.
Portanto, os invasores então lançaram uma segunda proposta, dessa vez pedindo a transferência de 18 milhões de tokens AUDIO do projeto para um determinado contrato inteligente controlado por eles devido a um bug no código.
Sendo assim, os hackers criaram uma quantidade artificial de tokens para burlar o sistema e fraudar qualquer votação submetida à comunidade. Eles usaram em torno de 10 trilhões de tokens AUDIO “simbólicos” para distorcer o resultado, ganhar a votação e enviar 18 milhões de tokens AUDIO para si mesmos.
Os 18 milhões de criptoativos AUDIO roubados foram então trocados por mais de 700 Ethereum (ETH).
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.