Os índices futuros dos Estados Unidos e as bolsas europeias operam em alta nesta segunda-feira (25), em semana que o Federal Reserve pretende elevar mais uma vez a sua taxa básica de juros. Apesar de ter sido cogitado o aumento de 1 ponto percentual, a maioria do mercado cogita que o banco central norte-americano suba os juros em 0,75 p.p. na próxima quarta-feira (27), para o intervalo entre 2,25% e 2,50%.
A agenda de indicadores, referentes ao segundo trimestre, estará cheia nesta semana. Nos EUA, companhias de tecnologia como Alphabet, Amazon, Apple e Microsoft divulgam seus números. No Brasil, as principais empresas da Bolsa de Valores, como Vale (VALE3), Petrobras (PETR4) e Ambev (ABEV3), também mostram seus resultados.
Entre os indicadores aqui, a semana inicia com o Boletim Focus, que apresentou nas últimas divulgações elevação nas projeções de inflação de 2023 e 2024. O Boletim Focus apontou uma de alta de 7,54% para 7,30% no IPCA de 2022. Já em 2023 o avanço foi de 5,20% para 5,30%.
Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) de 2022, o índice mostrou uma alta de 1,75% para 1,93%, e em 2023, aumento de 0,50% para 0,49.
A agenda também contará com IPCA-15 e IGP-M, além de dados do mercado de trabalho como a Pnad Contínua e a taxa de desemprego.
O IPC-S da terceira quadrissemana de julho de 2022 caiu 0,44% e acumula alta de 8,82% nos últimos 12 meses, conforme mostram dados da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Também nesta manhã saiu o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) e apontou uma variação de 0,5 ponto em julho, para 79,5 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice subiu 0,3 ponto, para 78,0 pontos. Os dados são do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre).
Bolsas da Ásia
As bolsas asiáticas encerraram majoritariamente em queda nesta segunda, com as ações chinesas caindo pela terceira sessão consecutiva devido aos surtos de Covid-19 e às preocupações com a recessão global.
Apesar disso, as empresas do setor imobiliário subiu depois de uma fonte dizer à Reuters que Pequim está planejando fornecer-lhes apoio financeiro.
Agenda econômica
▪️ EUA: Balanço de Whirlpool, após o fechamento do mercado;
▪️ Suíça: OMC realiza reunião do conselho geral;
▪️ Ministério da Economia detalha ministérios atingidos por corte de R$ 6,74 bilhões no Orçamento;
▪️ Alemanha/Ifo: índice de sentimento das empresas de julho (5h);
▪️ O presidente Jair Bolsonaro almoça com empresárias em São Paulo;
▪️ FGV: IPC-S da 3ª quadrissemana de julho (8h);
▪️ Boletim Focus (8h25);
▪️ BC: Dados em transações correntes até março (9h30);
▪️ EUA/Fed Chicago: índice de atividade nacional de junho (9h30);
▪️ Ministério da Economia faz entrevista coletiva para comentar relatório de Receitas e Despesas do 3º bimestre (11h);
▪️ Balança comercial semanal (15h);
▪️ Coreia do Sul BoK: PIB preliminar do 2TRI (20h);
▪️ Japão: BoJ divulga ata de reunião de política monetária de junho (20h50).
*Com BM&C Now e BDM
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.