O Ibovespa vira e opera com desvalorização nesta sexta-feira (22), na mesma direção dos principais índices de ações dos EUA.
Às 15h20, o principal índice da B3 tinha baixa de 0,52% aos 98.520 pontos..
As ações da Petrobras abriram em queda, mas viraram para alta nesta sessão. A empresa divulgou sua prévia operacional na noite da última quinta-feira (21).
A produção total de petróleo e gás da petrolífera somou 2,616 milhões de barris de óleo equivalente ao dia no segundo trimestre, uma baixa de 5% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
A produção de petróleo da empresa no Brasil atingiu 2,114 milhões de barris por dia no intervalo, com recuo também de 5%.
Já as vendas de derivados de petróleo da Petrobras no mercado interno atingiram 1,717 milhão de barris/dia no segundo trimestre, baixa de 2,4% na comparação anual.
Há pouco, as ações preferenciais (PETR4) subiam 0,52% aos R$ 29,17, enquanto as ordinárias avançavam 0,70% aos R$ 31,81.
Entre os indicadores do dia, o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) Composto da zona do euro caiu para 49,4 em julho de 52,0 em junho, segundo a S&P Global.
Uma leitura abaixo de 50 indica contração e a estimativa preliminar de julho foi a mais baixa desde fevereiro de 2021.
“A economia da zona do euro deve contrair no terceiro trimestre, já que a atividade empresarial entrou em declínio em julho e os indicadores antecedentes apontam que o pior está por vir nos próximos meses”, disse Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global.
Empresas
No campo corporativo, a JBS anunciou nesta sexta-feira que Wesley Batista Filho assumirá o cargo de presidente global de operações da companhia a partir de 1º de novembro.
Em comunicado, a maior empresa de carnes do mundo informou ainda que o atual presidente de operações da América do Norte, André Nogueira, decidiu que deixará a posição na mesma data.
Nogueira permanecerá na JBS exercendo cargo consultivo até o final do ano, quando passará a integrar o conselho consultivo da JBS USA, além de manter seu papel no conselho de administração da Pilgrim’s.
A companhia disse ainda que Wesley Batista Filho continuará se reportando ao CEO global, Gilberto Tomazoni.