O Ibovespa opera com valorização nesta terça-feira (19), na mesma direção dos principais índices de Nova York e das bolsas europeias.
Às 10h38, o principal índice da B3 tinha alta de 0,48% aos 97.384 pontos.
No Brasil, as atenções se voltam para os números de produção da Vale (VALE3) no segundo semestre, que devem sair após o fechamento do mercado.
O Citi prevê uma produção de 76 milhões de toneladas, enquanto o Bank of America tem estimativa de 74 Mt. Além disso, os investidores aguardam o leilão de NTN-B do Tesouro Nacional.
Entre os indicadores divulgados nesta manhã, a inflação da zona do euro acelerou para 8,6% em junho na base anual, de 8,1% em maio, e ficou dentro das expectativas do mercado, de acordo com dados da Eurostat, a agência de estatísticas da União Europeia.
Quase metade da inflação recorde no bloco resultou do pico dos preços da energia, seguido de alimentos e serviços mais caros.
Aqui no Brasil, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, subiu 0,46% na segunda quadrissemana de julho, acelerando em relação ao ganho de 0,43% observado na primeira quadrissemana de julho, conforme mostram dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).