Um avião da Gol (GOLL4) em processo de aterrissagem no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, precisou arremeter na manhã desta segunda-feira (18) para evitar uma colisão com outra aeronave da Latam que ainda estava na pista.
Segundo a Gol, o voo 1209 chegava de Porto Alegre. Já o outro era o LA3610, da Latam, que tinha como destino São José do Rio Preto, interior de São Paulo.
Em nota, a Gol afirmou que “efetuou uma arremetida durante o seu processo de aterrissagem em São Paulo devido à presença de aeronave de uma companhia congênere na pista”. “Todo o procedimento seguiu os mais rígidos protocolos de segurança”, diz.
Já a Latam informa que “não registrou nenhuma irregularidade na sua operação no voo LA3610 (São Paulo-Congonhas/São José do Rio Preto) e em nenhum outro voo nesta segunda-feira (18)”.
Acidente com avião da TAM completa 15 anos
O incidente ocorreu um dia depois dos 15 anos do acidente envolvendo um avião da TAM [hoje Latam].
No dia 17 de julho de 2007 o Airbus A320 da TAM, que vinha do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, tentou pousar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A pista estava molhada e, por causa de uma reforma recente, ainda estava sem grooving, que são as ranhuras que facilitam a frenagem do avião.
A manobra para o pouso não foi bem sucedida: o Airbus acabou atravessando a pista e batendo em um prédio de cargas da própria companhia, que ficava em frente ao aeroporto paulistano. Com o choque, o avião acabou explodindo e pegando fogo. O acidente provocou a morte de 199 pessoas, 12 delas em solo.
Com informações Agência Brasil
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.