As bolsas europeias e os índices futuros dos Estados Unidos operam em alta nesta sexta-feira (15), mas as da asiáticas fecharam o pregão sem direção definida, após as divulgações de importantes indicadores no continente causarem preocupação no mercado.
Na China, o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) mostrou um número bem abaixo do esperado – cresceu 0,4% no segundo trimestre deste ano, ante expectativa de 1,0% –, impactada pelo combate ao surto de Covid-19 no país. O resultado da segunda maior economia do mundo pode afetar os mercados emergentes, sobretudo no setor de commodities.
A agenda econômica de hoje será um pouco mais agitada, com dados de vendas no varejo e produção industrial nos EUA, além da confiança do consumidor preliminar de julho.
No Brasil, o indicador de comércio exterior da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a sondagem industrial da CNI são os principais indicadores.
Os destaques dos indicadores desta manhã se dá pelo resultado do primeiro semestre de 2022 que mostra um aumento das exportações liderado pelos preços, pois o aumento do volume exportado foi de 0,2%, conforme divulgou a FGV.
Além disso, a balança comercial da zona do euro apresentou um déficit de 26,3 bilhões de euros em maio, conforme mostraram dados da Eurostat, a agência de estatísticas da União Europeia. O número é resultado de 248,5 bilhões de euros em exportações e 274,8 bilhões de euros em importações.
Ontem, o Congresso Nacional promulgou a PEC dos Auxílios, que decreta o estado de emergência, amplia e cria benefícios, a menos de três meses das eleições. O custo total do projeto é de R$ 41,25 bilhões.
Bolsas da Ásia
O mercado acionário asiático encerrou entre perdas e ganhos no dia de hoje com as ações chinesas pressionadas por incorporadoras imobiliárias e empresas financeiras, após as ameaças dos compradores de moradias de interromper os pagamentos de hipotecas de apartamentos inacabados apesar da garantia de Pequim de resolver a crise.
Além disso, o sentimento permaneceu fraco, já que o crescimento econômico da China desacelerou acentuadamente no segundo trimestre, embora os dados tenham mostrado aumento surpreendente nas vendas no varejo.
Agenda econômica
▪️ EUA/BALANÇOS: Wells Fargo e Citigroup, antes da abertura dos mercados;
▪️ Indonésia: Reunião dos Ministros das Finanças e Governadores dos Bancos Centrais do G20;
▪️ EUA/Deptº do Comércio: vendas no varejo em junho (9h30);
▪️ EUA/Fed de NY: índice de atividade industrial Empire State de julho (9h30);
▪️ EUA: Presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, discursa em evento da Tampa Bay Business Journal (9h45);
▪️ CNI/Sondagem Industrial: Índice de produção industrial de junho (10h);
▪️ EUA/Fed: Produção industrial em junho (10h15);
▪️ EUA/Univ. Michigan: sentimento do consumidor preliminar de julho (11h);
▪️ Paulo Guedes participa de almoço com empresários da Coalizão Indústria (13h);
▪️ EUA/Baker Hughes: poços e plataformas de petróleo em atividade nos EUA na semana até 08/07 (14h).
*Com BM&C Now e BDM
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.