Os índices futuros dos Estados Unidos sobem nesta manhã de quarta-feira (13), na contramão das bolsas europeias, que registram queda, mesmo com indicadores apresentando dados melhores do que o esperado.
Os olhares dos investidores estão direcionados ao resultado da inflação na economia norte-americana. Há pouco, dados do Departamento do Trabalho mostraram que o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos EUA subiu 1,3% em junho na comparação com maio.
O resultado veio acima das expectativas do mercado mais uma vez, que apontavam para 1,1%.
Nos últimos 12 meses, a inflação no país chegou a 9,1% (ante 8,8% aguardado pelos investidores), na maior variação desde fevereiro de 1981.
Além disso, a agenda econômica lá fora conta com o livro Bege, que será divulgado à tarde e deve dar melhores indicações sobre a possibilidade de um novo aumento de 0,75 ponto percentual na taxa de juros dos EUA.
No Brasil, os principais indicadores serão as vendas no varejo e o fluxo cambial.
No cenário político local, a Câmara dos Deputados analisará os destaques da PEC dos Auxílios, com a votação em segundo turno em seguida. O texto foi aprovado em primeiro turno na noite de ontem, mas o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), precisou adiar a votação por problemas com a internet.
Bolsas da Ásia
As ações da China subiram nesta quarta-feira, interrompendo uma série de três sessões de perdas, depois que dados mostraram que as exportações em junho cresceram no ritmo mais rápido em cinco meses, mesmo com o recente aumento dos casos de Covid-19 afetando as perspectivas de recuperação econômica.
As ações asiáticas também tiveram ligeiros ganhos, com os investidores aguardando o relatório de inflação nos Estados Unidos
Agenda econômica
▪️ França/AIE: relatório sobre mercado de petróleo em julho (5h);
▪️ Zona do euro/Eurostat: produção industrial em maio (6h);
▪️ França/OCDE: taxa de desemprego em maio (7h);
▪️ Arthur Lira convoca sessão para votar destaques e 2º turno da PEC dos benefícios (9h);
▪️ IBGE: Vendas no varejo em maio (9h);
▪️ Suíça: Diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, participa de seção sobre desenvolvimento do comércio, organizado pela entidade (9h30);
▪️ EUA/Deptº do Trabalho: Índice de Preços ao Consumidor (CPI) e Núcleo do CPI de junho (9h30);
▪️ Otavio Ribeiro Damaso, diretor de Regulação do BC, profere palestra sobre “Medidas para aprimoramento e ampliação dos benefícios do modelo”, no evento Recebíveis de Cartões – Oportunidades, Desafios e Perspectivas, promovido pela CERC, em São Paulo (9h45);
▪️ Canadá: BoC publica decisão de política monetária (11h);
▪️ EUA/DoE: Estoques de petróleo da semana até 08/07 (11h30);
▪️ BC: Fluxo cambial até 8/7 (14h30);
▪️ EUA: Fed publica Livro Bege (15h).
*Com BM&C Now, Reuters e BDM
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.