Os índices futuros dos Estados Unidos caem nesta terça-feira (12), com investidores pessimistas devido a um combo de incertezas, inflação alta, aumento de juros e receio de uma recessão global.
O IPC norte-americano de junho sairá amanhã, mas a Casa Branca já antecipou que espera ver um resultado altamente elevado. As projeções do mercado estão rondando o IPC dos EUA em 8,8%.
Além disso, hoje começa a temporada de balanço das empresas americanas. Antes da abertura do mercado, a PepsiCo deve divulgar seus números referente ao segundo trimestre.
Já no cenário doméstico, o principal assunto do dia será a votação da PEC dos Auxílios. Na última quinta-feira (6), o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), decidiu adiar o segundo turno de votações devido ao baixo quórum.
O texto prevê um custo de R$ 41,2 bilhões. Além disso, o Congresso continuará a discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023, que foi postergada devido a um impasse em relação às verbas do orçamento secreto.
Bolsas da Ásia
As ações da China terminaram em baixa nesta terça uma vez que as rígidas restrições contra a Covid-19 em Xangai reacenderam as preocupações com a economia, enquanto os possíveis riscos deslistagem de grandes empresas chinesas das bolsas americanas pressionaram o mercado de Hong Kong para uma mínima de um mês e meio.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com queda de 0,94%, enquanto o índice de Xangai teve perda de 0,97%.
O subíndice do setor financeiro do CSI300 recuou 0,17%, enquanto o setor de bens de consumo básicos caiu 0,81% e o subíndice de saúde perdeu 3,17%.
O índice de Hong Kong Hang Seng caiu 1,32%, para nível mais fraco desde 27 de maio.
Agenda econômica
▪️ Bélgica: Reunião do Eurogrupo e do Ecofin;
▪️ Áustria: Opep publica relatório sobre petróleo de julho;
▪️ Reino Unido: Integrante do comitê de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE) John Cunliffe faz discurso na British High Commission (5h);
▪️ Alemanha/ZEW: Índice de expectativas econômicas de julho (6h);
▪️ Reino Unido: Dirigente do BoE John Cunliffe discursa na British High Commission (6h);
▪️ França: OCDE publica relatório trimestral sobre emprego (7h);
▪️ Senado: Comissão de Assuntos Econômicos tem audiência pública com Paulo Guedes, que vai prestar esclarecimentos sobre a política nacional de preços e abastecimento de combustíveis (9h);
▪️ IBGE: Volume de serviços em maio (9h);
▪️ Congressistas retomam discussões sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023 (10h);
▪️ EUA: Diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, participa de conversa na Devex, plataforma de mídia (10h30);
▪️ EUA: Presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin, participa de evento do Rotary Club of Charlotte (13h30);
▪️ EUA: Presidente do BoE, Andrew Bailey, faz discurso em evento do OMFIF (14h);
▪️ Câmara deve votar PEC dos Benefícios (a partir das 14h);
▪️ EUA/API: estoques de petróleo da semana até 08/07 (17h30);
▪️ Coreia do Sul: BoK publica decisão de política monetária (22h).
*Com BM&C Now, BDM e Reuters
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.