Marcos Uchôa resolveu deixar a Globo, local onde trabalhou por 34 anos, para entrar para a política. O jornalista vai se candidatar a deputado federal pelo Rio de Janeiro, no PSB, e vai apoiar o ex-presidente Lula nas eleições 2022. Seu principal aliado será Marcelo Freixo.
Conhecido pelo esporte, Uchôa cobriu oito Copas do Mundo e 10 Olimpíadas. Além disso, também foi correspondente internacional, fala sete línguas – cinco bem e duas mais ou menos -, viajou para 115 países diferentes e já cobriu desde guerras até nomeação de Papas.
O jornalista explicou, durante entrevista ao UOL, que se não fosse o presidente Jair Bolsonaro (PL) e a situação atual do país, não entraria para a política.
“A Globo tem menos dinheiro, também pela crise que o país enfrenta. Viaja-se bem menos na Globo hoje. Muitos jornalistas que estavam na emissora há tempos, como eu, foram demitidos. O [diretor de jornalismo] Ali Kamel, no entanto, me disse que eu não seria afetado. Só que eu precisava fazer algo novo. Já não me fazia brilhar os olhos mais uma Copa do Mundo – já cobri oito. Eu comecei a sentir que o Brasil é o lugar que mais precisa de atenção agora. O autoritarismo é um fenômeno mundial, mas nossa democracia é muito frágil. Recente. Está ameaçada”, disse.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.